sustentabilidade

Atualizado em 19 de September de 2023

Coordenação

País coordenador: Brasil
Mesa Técnica: Países Membros do Conselho Intergovernamental

Palavras-chave
Gestão, Pesquisa, Sustentabilidade

Sustentabilidade

O Ibermuseus tem entre seus objetivos fomentar a sustentabilidade das instituições e processos museais ibero-americanos, considerando que o tema está em constante debate  na agenda política global desde os anos 1970.

Atualmente, esta temática é uma das tarefas prioritárias para a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus Estados para os próximos quinze anos, período previsto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS -2030) em cada país.

A ação, que responde à demanda por políticas específicas para a área dos museus da região, é tratada a partir de uma perspectiva multidimensional (social, cultural, econômica e ambiental) e transdisciplinar, que envolve diversas áreas de conhecimento.

Atuamos a partir de três eixos: pesquisa, ação e promoção, sempre focando o desenvolvimento sustentável do campo museal local, para promover iniciativas que viabilizem a elaboração e o desenvolvimento de ações estratégicas que suportem novos modelos de gestão.

Para avançar nessa direção, apresentamos em 2019 um Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade, documento que serve de fonte de inspiração para a gestão sustentável das instituições da região. Além disso, nos últimos quatro anos, realizamos o curso de formação: «O Museu Sustentável: conceitos e experiências» (2019, Uruguai), o Minicurso de Formação Ibermuseos: «Sustentabilidade de Museus: inovando práticas e contribuindo para o futuro» (2020); e, o webinar «Museus e Sustentabilidade: reconstruir e reimaginar» (2021). Além disso, desenvolvemos a série: “Museus + Sustentáveis” (2020), com capítulos que divulgam práticas sustentáveis ​​nos museus do território a partir de suas quatro dimensões: econômica, ambiental, social e cultural.

Posteriormente, com o objetivo de oferecer às quase 10.000 instituições museológicas do território ibero-americano um instrumento de diagnóstico para identificar o grau de sustentabilidade de suas instituições, desde 2021 Ibermuseus concentrou seus esforços no desenvolvimento colaborativo de um Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade, apresentado em 2023.

Paralelamente a essas ações, a cooperação internacional no campo da cultura firmou acordos globais e regionais para fortalecer as perspectivas de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no campo da cultura, tendo como bússola a publicação da Estratégia Ibero-Americana de Cultura e Desenvolvimento Sustentável ( SEGIB, 2021) e a declaração final da Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (MONDIACULT 2022), documento que vem estabelecendo parâmetros sobre o tema nas políticas culturais no mundo.

Alinhadas com esta perspectiva e como resultado do 10º Encontro Ibero-Americano de Museus (10º EIM), -realizado pelo Ibermuseos em setembro de 2022-, as recomendações do 10º EIM assumem a sustentabilidade em suas quatro dimensões como uma perspectiva transversal ao 14 recomendações e destaca a missão dos museus de articular as agendas de cultura e desenvolvimento sustentável.

Para dar continuidade ao fortalecimento dessa agenda no campo da sustentabilidade, o Programa Ibermuseus incorporou ao seu Plano Operacional Anual uma série de ações relacionadas ao tema, uma delas é a Jornada Ibero-Americana de Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias, que teve lugar em julho de 2023, cujo objetivo  foi dar visibilidade e inspirar instituições ibero-americanas por meio da disseminação de conceitos e práticas de sustentabilidade de instituições e processos museológicos.

 

Projetos

Guia de Autoavaliação em Sustentabilidade de Museus

Uma ferramenta de autodiagnóstico, intuitiva e acessível e construída sobre uma perspectiva multidimensional e integrada que permitirá aos museus rever-se a si mesmos e conhecer seu grau de sustentabilidade.

saiba mais

Jornada Ibero-americana Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias

Compreender as dimensões social, cultural, ambiental e econômica da sustentabilidade e sua relação com as funções e práticas museológicas, além de incentivar o intercâmbio de experiências promovidas pelos museus ibero-americanos, foi o objetivo da Jornada Ibero-Americana de Museus e Sustentabilidade: ferramentas, práticas e estratégias, organizada pelo Programa Ibermuseus e pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram.

saiba mais

Veja também

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.