12-uruguay-aspect-ratio-564x564
museo-universitario-de-arte-contemporaneo-mexico-aspect-ratio-564x564

Atualizado em 02 de June de 2021

Créditos das fotos

1. Museo Blanes, Montevidéu, Uruguai. Foto: José Castillo Urquiza/Wikimedia.

2. Museo Universitario de Arte Contemporáneo, México. Foto: Divulgação.

País coordenador: Espanha
Mesa Técnica: Países Membros do Conselho Intergovernamental

Registro/Registo de Museus Ibero-Americanos

O Registro/Registo de Museus Ibero-americanos (RMI) do Programa Ibermuseus é uma plataforma digital para promover o conhecimento sobre a diversidade museal da Ibero-América.

Além dos dados básicos de cada instituição, o site do RMI também é enriquecido com informações da história, modo de acesso, serviços, atividades e imagens de apresentação. A informação coletada é avalizada institucionalmente por cada país, no âmbito da cooperação internacional e do Programa Ibermuseus. É um recurso que vem sendo desenvolvido colaborativamente por todos os países da região que desejam incorporar seu patrimônio museológico, e está em constante crescimento.

Desenvolvido pelo Observatório Ibero-Americano de Museus, o Registro/Registo de Museus Ibero-Americanos facilita o intercâmbio de informação entre os órgãos da administração pública e os profissionais competentes em matéria de museus e contribui no fomento das redes de colaboração entre instituições.

Suas conquistas incluem ter inspirado a criação de registros e diretórios de museus nacionais, ou seja, ferramentas básicas de gestão, promovido a atualização de bancos de dados de instituições museológicas nacionais na Ibero-América e motivado a criação de um grupo de pesquisa sobre registros de museus, que busca promover este tipo de ferramentas de gestão.

A informação disponível é atualizada periodicamente. Para inscrever-se no RMI, entre em contato com as representações dos Países Participantes. Elas são responsáveis por encaminhar os dados ao RMI e avalizar as informações.