Registro de Museus Ibero-Americanos

Registro de Museus Ibero-americanos (RMI) – rmiberoamericanos.org – é a plataforma do Programa Ibermuseus criada para facilitar o acesso e informações sobre os mais de 9.000 museus localizados nos 22 países da Ibero-América.

O RMI é um recurso de referência e de consulta, tanto geral como especializada, que oferece a quem o visite dados organizados em forma de fichas, cujos conteúdos foram elaborados de forma colaborativa e encontram-se chancelados pelos 12 países membros do Programa Ibermuseus. Esse consenso foi resultado de debates, revisões e acordos sobre o que se entende por museu neste grande território de quase 600 milhões de habitantes, onde se localizam entorno de 200 milhões de bens culturais, e no qual se encontram distintas legislações e normas nacionais sobre museus e patrimônio cultural. O RMI oferece um detalhado panorama do setor e mostra a imensa variedade de situações que convivem dentro da denominação comum de museu.

Em constante atualização, atualmente o RMI dispõe de mais de 7.000 instituições localizadas em 13 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.