Guia_de_Gestion_de_Riesgos_ES-pdf

May de 2020

Número de Páginas

Guia de Gestão de Riscos para o Patrimônio Museológico

O presente guia é uma versão abreviada e adaptada do manual intitulado The ABC method – A risk management approach to the preservation of cultural heritage (O método ABC – Uma abordagem de gestão de riscos para a preservação do patrimônio cultural), uma publicação conjunta do Instituto Canadense de Conservação (Canadian Conservation Institute, CCI) e do ICCROM.

O método ABC para gestão de riscos foi concebido e aprimorado ao longo de dez anos, no âmbito do programa do curso Reducing Risks to Collections (Reduzindo Riscos para Coleções) oferecido internacionalmente pelo ICCROM a profissionais da área de patrimônio cultural, em parceria com o CCI, a Agência de Patrimônio Cultural Holandesa (RCE) e o Instituto Central de Conservação da Sérvia (CIK).

O propósito deste guia é introduzir os conceitos e ferramentas mais recentes destinados à otimizar a preservação de bens culturais. Esta publicação, ilustrada com exemplos e imagens, apresenta uma série de riscos, que habitualmente afligem o patrimônio museológico e oferece ao leitor as prioridades em termos de ação, bem como os insumos necessários para a elaboração de planos de intervenção que permitam sua mitigação.