Conheça as publicações do Programa Ibermuseus

Promover mecanismos de intercâmbio e difusão do conhecimento entre instituições e profissionais do setor museal ibero-americano é um dos objetivos do Ibermuseus.  Desde a sua criação, em 2007, o Programa fomenta a publicação de importantes documentos sobre a área.

Nos últimos meses, Ibermuseus publicou: 1) Tradução ao espanhol e ao português do Guia de Gestão de Riscos para o Patrimônio Museológico, um trabalho conjunto com o ICCROM; 2) Memória de 10 Anos do Programa Ibermuseus; y 3) Edição bilíngue do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Por outro lado, através de seu Observatório Ibero-americano de Museus, Ibermuseus edita publicações que apresentam os resultados dos projetos e pesquisas desenvolvidos por essa linha de ação do Programa, como o Panorama dos museus na Ibero-América, cuja atualização foi publicada no último ano, o Marco conceitual comum para a elaboração do Registro de Museus Ibero-americanos e os Estudos de Público de Museus na Ibero-América.

Conheça as publicações do Ibermuseos por meio do link: http://www.ibermuseus.org/publicacoes-ibermuseus/.