Atualizado em 20 de February de 2017

Observatório

Sistema de coleta de dados de público de museus

Sistema de recolección de datos de público de museos

O crescente interesse por melhorar a experiência dos visitantes dos nossos museus, e assim potencializar o alcance e o peso destas instituições no conjunto da sociedade motiva a que cada dia, mais profissionais tenha consciência do valor dos estudos de público de museus.

Conhecer as opiniões e avaliações dos visitantes permite identificar fortalezas e debilidades, ajudando a modificar enfoques, e alinhar os interesses das instituições e seus públicos.

Consciente desta necessidade, o Programa Ibermuseus, por meio de seu Observatorio Ibero-Americano de Museus, desenvolveu o Sistema para a coleta de dados de público de museus, ferramenta à disposição das instituições museais ibero-americanas, que permite conhecer o perfil sociodemográfico de seus visitantes.

Partindo de um questionário básico e de seu manual de aplicação, esta ferramenta, pretende apoiar os museus, independentemente do seu tamanho, disciplina ou localização, no estudo de seus públicos, desenvolvendo uma pesquisa básica, porém com rigor científico.

O manual de aplicação pode ser acessado neste link, já os questionários e outros materiais devem ser solicitados ao Programa Ibermuseus por meio do preenchimento de um formulário, disponível neste link.

Solicitamos às instituições interessadas que após a utilização desta metodologia, compartilhem conosco os dados de seus estudos, para que assim, possamos conhecer o perfil do público que visita os museus da nossa região.