Atualizado em 22 de August de 2016

Palavras-chave
Notícias

Valoração de Coleções - Uma ferramenta para a gestão de riscos em museus

ValoracionColecciones_feat

Valoracion de coleccionesDivulgamos novamente a publicação Valoración de colecciones –  Una herramienta para la gestión de riesgos en museos (Valoração de Coleções – Uma ferramenta para a gestão de riscos em museus).

O livro surgiu como parte do projeto «Proposta piloto para a gestão de riscos de museus na Colômbia», liderado pelo Programa de Fortalecimento aos Museus, do Museu Nacional da Colômbia e pelo Programa Ibermuseus. A publicação conta com o apoio do Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural (ICCROM), cujo objetivo central era aplicar a metodologia de gerenciamento de riscos para coleções em dois estudos de caso pilotos na Colômbia.

Esta metodologia, criada por várias instituições Internacionais, é aplicada pela primeira vez na Colômbia e, ao fazê-lo, foram selecionados o Museo Nacional Guillermo Valencia, localizado na cidade de Popayán e o Museo Juan del Corral, com sede em Santafé de Antioquia. Dentro do modelo de gestão de riscos, um dos pontos de partida é estabelecer o que é conhecido como o diagrama do valor da coleção, que é nada mais do que um gráfico que mostra cada um dos grupos que compõem a coleção de um museu e seu valor relativo em termos de porcentagem.

Este diagrama, que parece muito simples, na prática, nos leva a pensar em questões muito complexas sobre o que é a valorização das coleções de museus e que implicações tem, quem deve fazer e, acima de tudo, como se faz. Estas são as perguntas que esta proposta tenta responder; e «tenta” por duas razões: a primeira é que esta publicação é um trabalho incompleto, na medida em que ele só foi testado em dois casos; a segunda é que a valorização das coleções de um museu é um exercício que não admite receitas.

Este é um dos aspectos mais importantes quando se trata de valoração ou, pelo menos, uma das conclusões às que chegou o Curso Internacional de Valoração de Acervos Museológicos, organizado pelo Programa Ibermuseus, Museo Nacional de Colombia e o Getty Conservation Institute, entre outras instituições, em novembro de 2012: não existem metodologias de valoração que possam ser aplicadas em todos os museus, já que cada caso é diferente; e isto não quer dizer que não existam guias para se ver quais elementos devem ser considerados, supondo que um museu decida embarcar neste projeto.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.