Atualizado em 16 de November de 2015

Unesco ratifica recomendação para a proteção de museus e coleções

UnescoGCBanner2

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, os delegados dos países membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ratificaram o projeto de Recomendação sobre a Promoção e  Proteção de Museus e Coleções, durante a 38ª Conferência Geral da Organização.

Em síntese, a Recomendação não vinculante chama a atenção dos Estados para a importância da proteção e da promoção dos museus e coleções, para que eles sejam parceiros no desenvolvimento sustentável por meio da preservação e proteção do patrimônio; da promoção da diversidade cultural; da transmissão de conhecimento científico e do desenvolvimento de políticas educacionais; da formação contínua; da coesão social; e do fomento a indústrias criativas e à economia do turismo.

O presidente do Programa Ibermuseus e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, participou da reunião de trabalho em representação do Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira.

O projeto passou pela revisão e aprovação de representantes de 70 países em reunião realizada em Paris (França), em 27 e 28 de maio de 2015. María Cristina Díaz Velásquez, coordenadora do Programa Fortalecimiento de Museos, do Ministerio de Cultura da Colômbia e representante do Programa Ibermuseus no encontro, relatou que “a proposta liderada pela Ibero-América, por intermédio do Brasil, permitiu que a Recomendação incorpore, defina, proteja e promova tanto os museus como as entidades com coleções museográficas de vocação pública, reconhecendo, neste amplo sentido, processos de gestão do conhecimento, acesso ao público e inclusão social”.

A proposta surge no âmbito do Ibermuseus, quando em 2011, os membros do Comitê Intergovernamental iniciaram as discussões sobre a necessidade da construção de um instrumento normativo internacional sobre patrimônio museológico e coleções.

Mais informações