Último dia para apresentar propostas de trabalhos ao Seminário “10 anos de cooperação entre museus”

Pesquisadores, profissionais e instituições museológicas têm até hoje, 16 de outubro – às 23:59, horário de Brasília, Brasil –, para apresentar propostas de trabalhos ao Seminário Internacional “10 anos de cooperação entre museus: Museologia ibero-americana e a Declaração de Salvador”, que ocorrerá em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro.

Os profissionais são convidados a apresentar trabalhos em um dos seguintes eixos temáticos: Museus como agentes da mudança social: da teoria à prática e Museologias: Qual o futuro da disciplina na Ibero-América?.

Com o tema Museus como agentes da mudança social: da teoria à prática pretendemos destacar, com casos práticos, os museus como instrumentos-chave para facilitar a relação entre o patrimônio cultural e a participação cidadã, sua presença na dinâmica social e seu trabalho como promotor do panorama cultural e promotor do intercâmbio cultural.

No debate Museologias: Qual o futuro da disciplina na Ibero-América?, se analisará como desde o local e desde o global, a museologia é considerada ou uma disciplina científica ou uma prática. Como surgiram os novos paradigmas e conceitos de museus, como isso afeta os papéis da atual situação sociopolítica e econômica, e qual é o papel das instituições responsáveis pelas políticas dos museus e do Programa Ibermuseos nessas museologias.

As propostas devem ser enviadas ao e-mail: convocatorias@ibermuseus.org.

Conheça o regulamento da convocatória: http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2017/10/Chamada-Para-Apresenta%C3%A7%C3%A3o-de-Trabalhos-POR.png-1.pdf.

Faça aqui o download da Ficha de Inscrição: http://www.ibermuseus.org/10-anos/formulario-de-inscricao-chamada-a-trabalhos-10-anos-de-cooperacao-entre-museus/.

Programação completa: http://www.ibermuseus.org/10-anos/programacao-seminario-internacional-10-anos-de-cooperacao-entre-museus-museologia-ibero-americana-e-a-declaracao-de-salvador/.