Segue aberta à participação da sociedade civil a revisão das Metas2021

Existe na Ibero-América mecanismos para a participação da sociedade civil na formulação de políticas educativas?

De que forma participa a sociedade — e mais concretamente a comunidade educativa ibero-americana— na tomada de decisões?

O que entendemos por qualidade educativa?

Essas e outras perguntas são as que lançou em 15 de janeiro a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)  em um espaço aberto à implicação da sociedade civil. O objetivo é abrir um debate público, tal e como se fez com as Metas Educativas 2021, um conjunto de 11 metas gerais que representam os objetivos educativos comuns dos países ibero-americanos para 2021 e que foram aprovados na XX Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo de 2010. A consulta permanece aberta pelo período de dois meses.

O Instituto de Avaliação (IESME) da OEI realiza desde então o seguimento dessas metas, os indicadores e seus correspondentes níveis de execução através da elaboração dos relatórios Visões sobre a educação na Ibero-América, que são apresentados aos Ministros de Educação nas Conferências Ibero-americanas de Educação.

Na metade do caminho do compromisso assumido com essas metas para 2021, percebeu-se a necessidade de abrir um processo de revisão e reflexão sobre os indicadores das metas que apresentam maior dificuldade de serem colocadas em prática, o que foi definido no 76° Conselho Diretivo da OEI, realizado em 31 de agosto de 2017. Por esse motivo, a OEI abriu fóruns de reflexão sobre as metas 1, 2, 5 e 6:

  • Meta 1: Reforçar e ampliar a participação da sociedade na ação educadora
  • Meta 2: Conseguir igualdade educativa e superar toda forma de discriminação na educação
  • Meta 5: Melhorar a qualidade da educação e o currículo escolar
  • Meta 6: Favorecer a conexão entre a educação e o emprego através da educação técnico-profissional (EFTP)

Até 15 de março, permanecerá aberta a participação nos fóruns sobre as metas 1 e 5. Em uma segunda fase será aberta a reflexão sobre as metas 2 e 6 nos próximos meses.

As contribuições que realizem os participantes nesses fóruns são muito valiosas, já que, depois de uma análise técnica por parte do IESME, serão levadas em conta para serem incorporadas na revisão dos indicadores das Metas2021.

Participe por meio deste link!

Fonte: OEI