Programa Ibermuseus disponibiliza e-mail para relatório de danos ao patrimônio museológico no México

Dada a gravidade da situação no México depois do terremoto de 7.1 graus na Escala Richter que atingiu as zonas da Cidade do México, Estado do México, Morelos e Puebla na última terça-feira, 19 de setembro, o Programa Ibermuseus se coloca a serviço das instituições culturais do país.

A partir de hoje, e-mail institucional do Programa pode ser utilizado como canal de comunicação para relatório de danos ao patrimônio museológico no México – incluindo os Estados de Chiapas e Oaxaca, que sofreram graves danos pelo terremoto de 8.2 graus que atingiu essa região no dia 7 de setembro, e que ainda avaliam os danos causados. A informação será repassada às autoridades pertinentes para que a ajuda chegue o mais rápido possível.

Informe os danos ao patrimônio museológico ao e-mail: programa@ibermuseus.org. Os dados que devem ser incluídos são: Estado da República, cidade, endereço, nome da instituição, descrição breve dos danos e fotografias.

O Programa Ibermuseus também coloca à disposição das instituições culturais abaladas pelos terremotos o Fundo de Emergência para o Patrimônio Museológico em Situação de Risco, destinado a apoiar ações de assistência, socorro e proteção ao patrimônio museológico de regiões afetadas por situações calamitosas.

Para acessar ao Fundo, as instituições deverão apresentar a solicitação através da plataforma Convocatórias Ibermuseus. O regulamento completo com todos os passos a seguir também se encontra disponível na plataforma.