Atualizado em 25 de August de 2016

Preservação do patrimônio documental na América Latina e no Caribe

PreservacaoONU_feat

Até o dia 31 de agosto está aberta a convocatória 2016 para o Registro Regional para América Latina e o Caribe do Programa Memorial do Mundo, da Unesco. Podem participar instituições públicas e privadas, bibliotecas, arquivos, museus, organizações não governamentais e indivíduos que trabalham na preservação do patrimônio documental da região.

O patrimônio documental traça a evolução do pensamento, das descobertas e das conquistas da sociedade. É o legado do passado à comunidade mundial presente e futura. Infelizmente, em muitos casos, ainda hoje, encontra-se disperso devido ao deslocamento acidental ou deliberado de fundos e coleções, resíduos de guerra ou de outras circunstâncias históricas. A crescente conscientização desses riscos adverte sobre a necessidade de adotar políticas e ações afins para enfrentar esta situação.

O Comitê Regional para América Latina e o Caribe, do Programa Memória do Mundo, chama a incorporar o Registro documentos ou conjuntos documentais de natureza arquivística, bibliográfica ou audiovisual, de relevância para a memória coletiva da sociedade latino-americana e caribenha. As inscrições podem incluir documentos ou conjuntos de documentos textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (filmes, vídeos, registro sonoros), iconográfico ou cartográficos.

Este ano, a seleção de candidatos será realizada durante a Reunião Anual de especialistas do Comitê Regional, que vai ocorrer na Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMLP), nos dias 24 e 26 de outubro. Sobre o assunto, o Secretário de Comunicação e Relações Públicas da UNMDP, responsável pela relação entre a Universidade e a Unesco, Mag. Alberto Fabian Rodriguez, disse que «nossa Casa, na condição de anfitriã, aposta que o ensino público desempenhe um papel preponderante na conscientização sobre o patrimônio documental mundial e sua vulnerabilidade, e constitui, igualmente, uma base para a criação de estratégias de preservação». Por sua vez, a diretora do escritório da Unesco em Montevidéu e representante da Unesco na Argentina, Paraguai e Uruguai, Lidia Brito, reafirmou que «é um privilégio ter a reunião do Comitê Regional na cidade de Mar del Plata e na Argentina. O país já conta com documentos importantes no registro regional e, não tenho dúvidas, pode contribuir muito ao Programa Memorial do Mundo».

Desde 2002, o registro Regional conta com 123 inscrições regionais que incluem variados acervos sobre política, filosofia, letras e música, em formato textual, gráfico e audiovisual, de âmbitos regional e nacional. A lista latino-americana e caribenha também envolve temas relacionados a direitos humanos, questões indígenas e escravidão. Para Guilherme Canela, secretário do Comitê Regional e Conselheiro de Comunicação e Informação da Unesco, «os profissionais que se ocupam do patrimônio documental da América Latina e Caribe, cada vez mais, reconhecem a importância do Programa Memorial do Mundo e estão comprometidos com o apoio ao trabalho do Comitê Regional».

Conheça as condições de inscrição, acesse o regulamento completo do Programa e as versões em inglês e espanhol dos formulários de inscrição (preenchimento obrigatório), no seguinte link:

https://mowlac.WordPress.com/2016/03/16/UNESCO-Memory-of-the-World-Programme-calls-for-New-Nominations-for-the-International-Register-2016-2017/

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.