Panamá celebra os 10 anos da Declaração de Salvador em Circuito Noturno de Museus

Promovido pelo Instituto Nacional de Cultura do Panamá – INAC, o Circuito Noturno de Museus reunirá neste sábado, 29 de julho, ciclistas, patinadores e pedestres em uma visita especial aos museus do centro histórico da capital do país. O evento faz parte das comemorações na Ibero-América dos 10 anos da assinatura da Declaração da Cidade de Salvador, documento base para o fortalecimento das políticas públicas para os museus da região.

A programação inclui visita guiada ao Sítio Patrimonial do Panamá Velho, ao conjunto monumental do Casco Velho, San Felipe e os museus do INAC no centro histórico – Museu de Arte Religiosa Colonial e Museu de História – através da Cinta Costeira. Haverá exposições especiais e de um documentário ao ar libre sobre o Museu Antropológico Reina Torres de Araúz – MARTA ao fim do percurso.

A atividade, que começa às 18h30, tem o objetivo de transformar o uso do espaço público urbano como cenário educativo e de criação da memória; realizar diálogos ativos sobre a Cidade Histórica e a Cidade Recordada por meio do percurso e de exposições especiais; fazer os cidadãos participantes do resgate do valor do Museu MARTA e de sua coleção; e incrementar o interesse e o número de visitantes locais aos lugares patrimoniais.

Mais informações:

Coordenação nacional de Museus – INAC

ohernandez@inac.gob.pa