Atualizado em 19 de February de 2018

Equadorequador-aspect-ratio-276x276

Ação

Patrimônio

Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador recebeu mais de seis mil bens arqueológicos recuperados e repatriados

Ministerio de Cultura y Patrimonio Ecuador 950

Em um ato no Museu e Parque Arqueológico Pumapungo, o Instituto Nacional do Patrimônio Cultural (INPC) do Equador entregou no fim de janeiro 6.445 bens arqueológicos ao Ministério de Cultura e Patrimônio (MCYP).

Joaquín Moscoso, Diretor Executivo do INPC, explicou que os bens entregues foram recuperados desde 2008 em um processo de luta contra o tráfico ilícito, em cumprimento da política pública de recuperação de bens do país sul-americano.

As 6.445 peças arqueológicas estarão sob o cuidado do Museu de Pumapungo, de Cuenca, e somam-se aos 331 bens artístico-culturais que foram entregues com antecedência e se encontram custodiados nas reservas do MCYP em Quito. Esses objetos de alto valor histórico passam a ser fazer parte da Coleção Nacional de Bens Culturais do Equador, que se encontra dividida em reservas localizadas em Guayaquil, Quito, Cuenca e Manta.

Andrea Nina, vice-ministra do MYCP, ressaltou a política de livre circulação de bens que desenvolve o Ministério. “No marco da Lei de Cultura, o objetivo das reservas é por os bens culturais a serviço da cidadania, para valorizar nossa história e nossa cultura”, disse.

Os bens arqueológicos entregues são do tipo cerâmico, lítico, pétreo e metálico, provenientes de diferentes culturas pré-colombianas, como: valdivia, manteño huancavilca, tolita, guangala, bahía, jama coaque, piartal, capulí, tuza, panzaleo, entre outras.

Fonte e fotos: Ministério de Cultura e Patrimônio do Equador