Atualizado em 24 de July de 2017

10 anos, Notícias

Méxicomexico-aspect-ratio-276x276

México celebra os 10 anos da Declaração de Salvador!

O programa Un Verano Para Ti, de 23 de junho a 20 de agosto, une-se às comemorações do Ibermuseus

Todos os anos, o Instituto Nacional de Belas Artes do México, por meio da Coordenação Nacional de Artes Visuais, promove o Programa de Educação Patrimonial para o Verão Un Verano para Ti, que ocorre de 23 de julho a 20 de agosto de 2017. Com o tema Museus, sociedade e memória, o objetivo desta edição é destacar os valores da Declaração da Cidade de Salvador, evidenciando o papel dos museus como agentes ativos de proteção do patrimônio cultural e de participação comunitária.

Ao somar-se a essa comemoração, o programa Un Verano Para Ti aposta que os recintos patrimoniais sejam espaços sustentáveis, vinculados a sua comunidade, que articulem atividades de pesquisa, preservação, comunicação e reativação do patrimônio. Um museu sustentável ganha vida através da relação permanente de seu patrimônio com seus públicos.

Nesta edição, cada espaço patrimonial participante promoverá diversas estratégias de mediação e interpretação traduzidas em atividades para o prazer e a descoberta de seus visitantes, em constante diálogo com seu patrimônio, cruzando olhares e propostas baseadas na missão do Programa Ibermuseus.

Ao logo dos seus mais de 15 anos, Un Verano Para Ti – que em edições recentes integrou a participação de mais de 25 estados mexicanos – se converteu em uma proposta para que os recintos dialoguem e façam mais fortes suas redes de trabalho em todo o país.

O objetivo é divulgar as ações do Programa Ibermuseus, convidando tanto os visitantes quanto os espaços patrimoniais a ser parte de uma comunidade e agentes ativos de proteção do patrimônio cultural. Para mais informações, consulte: http://www.promociondeverano.inba.gob.mx/