Fórum Nacional de Museus: Inscrições abertas

Com o tema “A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções”, a 7ª edição do Fórum Nacional de Museus, no Brasil, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, vai ser realizada na cidade de Porto Alegre de 30 de maio a 4 de junho. As inscrições, gratuitas, estão abertas na página do evento.

Organizado desde 2004 pelo Ibram, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), o evento terá nesta edição  três conferências internacionais, nove painéis, oito minicursos, a apresentação de 49 trabalhos de pesquisa, a reunião de grupos de trabalho, atividades culturais e feira temática.

7 Forum Nacional de Museus Banner

Considerada como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, a Recomendação da Unesco, de 2015, destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável.

Os conferencistas convidados são François Mairesse, professor de Museologia da Sorbonne (França) e Presidente do Comitê Internacional para a Museologia (Icofom/Icom); Alan Trampe Torrejón, subdiretor Nacional de Museus do Governo do Chile e representante do país no Conselho Internacional do Ibermuseus; e Jill Cousins, diretora executiva da rede Europeana – que integra coleções digitais de 180 instituições de 27 países da Europa.

Participação do Programa Ibermuseus

O Programa Ibermuseus estará presente em dois momentos da programação do FNM, com motivo da comemoração dos 10 anos da Declaração de Salvador, e reconhecendo o importante papel do Programa no processo de construção e aprovação da Recomendação UNESCO de 2015.

Na quinta-feira, 1º de junho, a Conferência II aborda a “Valorização dos museus por meio da cooperação internacional – 10 anos da Declaração de Salvador”, e será ministrada por Alan Trampe Terrojón. Na sexta-feira, 2 de junho, será feita uma reflexão sobre os “Os dez anos do Programa Ibermuseus: museus como ferramentas de transformação social, integração e desenvolvimento”, com a participação de  Miguel González Suela, Subdiretor de Museus Estatais de Espanha, Javier Royer, Coordenador do projeto Sistema Nacional de Museus, de Uruguai, e Mario Chagas, museólogo do Instituto Brasileiro de Museus.

Outras informações sobre a programação e as inscrições podem ser obtidas pelo endereço eletrônico forumnacionaldemuseus@museus.gov.br.