Atualizado em 01 de June de 2016

País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ação

Curadoria

Memorial Itinerante-Africanidades abre exposição em Minas Gerais

africanidades_feat1

A Mostra, do Memorial Minas Gerais Vale, faz parte do projeto Memorial Itinerante – Africanidades, primeiro colocado na Categoria II

São Gonçalo do Rio Abaixo (Minas Gerais, Brasil) será a primeira cidade a receber o Memorial Itinerante – Africanidades, projeto que leva à população do interior do estado um recorte do Memorial Minas Gerais Vale, localizado na capital mineira, Belo Horizonte. A mostra pretende ampliar a discussão e a reflexão a respeito das questões étnico-raciais, propondo ações de fortalecimento das identidades e apropriação das matrizes africanas presentes na sociedade brasileira.

A exposição gratuita poderá ser visitada de 3 de junho a 3 de julho, no Centro Cultural do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A iniciativa inclui exposições em painéis, equipamento audiovisual e peças de acervo, além de um programa de formação em relações étnico-raciais para profissionais da área de educação e cultura. A exposição temporária será composta por uma reprodução de seis ambientes do Memorial Minas Gerais Vale, que dialogam com a presença da cultura africana na formação de Minas Gerais.

Pautada no trabalho realizado pelo setor educativo do Memorial Vale, a formação dos profissionais reitera as determinações da lei 10639/2003, que trata da obrigatoriedade de inserção, nos currículos escolares, da história e da cultura afro-brasileira. Na primeira década de existência da Lei, a sua execução tem enfrentado uma série de desafios, mostrando a importância de ações que apoiem professores e gestores na sua implementação.

Os participantes do curso, que terá vinte horas de duração, receberão um certificado. “É necessário um processo de formação continuada. Assim, foi estruturado um plano que pudesse tratar dessas questões de forma dinâmica e próxima da realidade do docente”, explica Wagner Tameirão, gerente do Memorial Minas Gerais Vale. “Com esta iniciativa, o Memorial Vale está extrapolando a sua atuação para além do espaço que ocupa”, completa.

Depois de São Gonçalo do Rio Abaixo, serão definidas as datas para as mostras de mais três cidades do interior de Minas: Rio Piracicaba, Barão de Cocais e Itabira.

Projeto premiado

O Memorial Itinerante recebeu o 1º lugar na Categoria II do 6º Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus do Programa Ibermuseus.

O resultado foi divulgado após avaliação do Comitê Técnico formado por especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Uruguai. A 6ª edição do Prêmio recebeu 147 projetos provenientes de 12 países da Comunidade Ibero-Americana: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai.

Serviço

Mostra Itinerante do Memorial Minas Gerais Vale

Quando: de 3/6 a 3/7, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Onde: Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, rua Henriqueta Rubim, número 57, Centro.

 

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.