Atualizado em 11 de February de 2016

Cubacuba-aspect-ratio-276x276

Ibermuseus apoia mostra uruguaia na Feira do Livro de Havana

letrasplanetarias

Letras Planetárias é uma exposição que geralmente cruza o Uruguai com sua proposta inovadora, mas, desta vez, cruzará fronteiras!

Com uma “edição de bolso”, especialmente elaborada para a ocasião, a mostra será realizada em Havana (Cuba), em formato mais flexível e leve, que não altera o seu conteúdo original.

O Uruguai é o país convidado à XXV Feira Internacional do Livro de Havana, que será realizada entre 11 e 21 de fevereiro, em Cuba. Formando parte de uma grande representação uruguaia, viaja a exposição itinerante «Letras Planetárias», concebida de maneira colaborativa por diferentes instituições nacionais, aborda a vida e a obra de quatro escritores a quem foram dedicados museus no Uruguai. Assim, Juana de Ibarbourou, Horacio Quiroga, Juan José Morosoli e o chileno Pablo Neruda estarão presentes em um dos eventos literários mais importantes do continente.

Apoio: Programa Ibermuseus

Apresentação das instituições participantes do projeto:

Museu Histórico Regional de Melo (Melo-Cerro Largo)

Museu dependente da Intendência de Cerro Largo, que reúne coleções variadas de paleontologia, arqueologia e história do departamento arachan.

Museu ‘Juana de Ibarbourou’ (Melo-Cerro Largo)

É um museu gerido pela Associação de Escritores de Cerro Largo, que conta com o apoio da la Intendência de Cerro Largo. É a casa em que Juana de Ibarbourou viveu sua infância e juventude. São preservados os móveis e objetos pertencentes à poetiza.

Museu Juan José Morosoli  (Minas-Lavalleja)

Museu dependente da Intendência de Lavalleja, localizado na Casa da Cultura de Minas. No local, é possível apreciar os objetos pessoais do escritor e valiosos manuscritos.

Museu Pablo Neruda (Punta del Este-Maldonado)

Museu particular que conta com o apoio da Intendência de Maldonado. Apresenta uma coleção de fotografias de Neruda em Isla Negra, cartazes comemorativos e objetos pertencentes ao escritor e sua viúva Matilde Urrutia, destacando-se um herbário de plantas coletadas durante suas estadias em Atlântida.

Museu de AGADU (Montevidéu)

Museu dependente da Associação Geral dos Autores do Uruguai. Conta com uma exposição permanente de objetos pertencentes a personalidades da arte nacional (Gerardo Matos Rodríguez, Carlos Gardel, Margarita Xirgu, entre outros). Abriga um valioso centro documental, com arquivo fotográfico, biblioteca, hemeroteca e musiteca.

Museu da Palavra (Montevidéu)

Museu dependente do SODRE (Ministério da Educação e Cultura). Trata-se de um arquivo que, entre suas funções, procura colecionar e preservar documentos sonoros de personalidades reconhecidas em sua disciplina ou profissão, no âmbito nacional e internacional. Até hoje, abriga mais de 2000 registros e é uma fonte de consulta do público em geral.

PROARTE (CODICEN-ANEP)

Projeto transversal de inovação educacional dependente do CODICEN-ANEP, concebido como uma ferramenta para auxiliar na incorporação da experiência artística como parte do processo educacional integral das pessoas.

Projeto Sistema Nacional de Museus (DNC-MEC)

Dependente da Direção Nacional de Cultura (MEC), que visa fortalecer a institucionalidade, promover a cooperação e aperfeiçoar os recursos humanos e econômicos dos museus do Uruguai. Tem várias linhas de trabalho, entre as quais destacamos a construção de redes para o desenvolvimento de atividades socioculturais.

Rede de Museus e Educação

A Rede de Museus e Educação é um espaço interinstitucional que envolve museus públicos, privados e mistos de todo o país, bem como outras organizações com missões educativas e de ação cultural, tanto no âmbito formal como no informal. Compreende um grupo heterogêneo, representado a partir de questões territoriais (incluindo diferentes localidades do país), administrativas, disciplinares e temáticas (arte, história, antropologia, arqueologia, ciência e tecnologia), entre outros.