Especialização em Sustentabilidade de Museus e Instituições Culturais

Como contribuição para a profissionalização do setor cultural da Colômbia e da América Latina, a Faculdade de Estudos do Patrimônio Cultural da Universidade Externado da Colômbia abre a Especialização em Sustentabilidade de Museus e Instituições Culturais, que aborda desde a perspectiva da sustentabilidade os âmbitos econômico, político e social das instituições de caráter cultural.

A especialização baseia seus critérios de formação no estudo de organizações ou instituições de caráter cultural (museus, casas de cultura, centros de memória, entre outros) que reconhecem os âmbitos econômico, político e social como parte fundamental de sua gestão, e que envolvem os membros de sua comunidade em ações de preservação, apropriação, treinamento e uso responsável de seus recursos patrimoniais, promovendo o desenvolvimento local.

Nesse sentido, a sustentabilidade institucional é enquadrada em um contexto sociocultural mutável e exige que os museus, no curto, médio e longo prazos, conheçam como se adaptar às políticas atuais de desenvolvimento, gestão e marketing em torno das instituições dessa natureza, para oferecer soluções que causem impacto nas comunidades.

O programa se desenvolve na modalidade de educação virtual, possibilitando a participação de trabalhadores, gestores, profissionais e demais agentes do campo cultural. Tem foco na teoria e na prática do financiamento de instituições culturais e nas estratégias de administração desses recursos. Também abordará temas relativos às ciências jurídicas, entre as que se conta a legislação cultural como uma estratégia de sustentabilidade no contexto nacional colombiano. Também será trabalhado o tema da inclusão social como elemento estratégico da sustentabilidade social e seu alcance dentro das instituições culturais. Por último, serão estudadas teorias de medição e estatística como um dos pontos de partida das estratégias de planejamento que garantem uma sustentabilidade duradoura.

Mais informações: https://www.uexternado.edu.co/programa/estudios-del-patrimonio-cultural/especializacion-sostenibilidad-museos-e-instituciones-culturales/

Fonte: Faculdade de Estudos do Patrimônio Cultural da Universidade Externado da Colômbia