Atualizado em 28 de December de 2015

Portugalportugal-aspect-ratio-276x276

Los Museos de Iberoamérica - Portugal

museo_etnologia

O Programa Ibermuseus, por meio da Televisão Educativa Ibero-Americana (TEIb), apresenta o novo episódio da série Museos de Iberoamérica  (Museus da Ibero-América), que leva o público a uma visita pelo Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, Portugal.

No vídeo (de aproximadamente 7 min.), imagens do museu são enriquecidas com obras de exposições permanentes e temporárias, e ilustram a narrativa da sua história pelo ex-diretor da instituição, Joaquim Pais de Brito. O antropólogo apresenta a estrutura do local, criado em 1965, com influências da trajetória portuguesa e dos países colonizados.

O Museu Nacional de Etnologia abriga um acervo de mais de 40 mil objetos e uma midiateca, acessíveis ao público e aos pesquisadores interessados. “Este museu não é da arte, não é da história, não é da tecnologia ou da economia. São artefatos que documentam modos de vida, modos de pensar e de se organizar, explica o ex-diretor”.

O filme aborda, ainda, a influência que o Museu de Etnologia teve na cultura local com a Exposição do Fado, em 1994. A iniciativa resgatou o estilo musical típico português e, quatro anos depois, originou a criação da Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, em Lisboa.

Para os próximos anos, o antropólogo revela que a instituição planeja criar um espaço voltado à vida cultural e festiva (música, atividades religiosas, etc.). “É um museu que pretende ser representativo das culturas com a maior pluralidade da sua expressão”, conclui.

TEIb – A Televisão Educativa Ibero-Americana (TEIb) desenvolve, junto ao Programa Ibermuseus, uma série de micro-programas sobre os museus da Ibero-América, da qual o Museu Nacional de Etnologia faz parte. A série Museos de Iberoamérica vem sendo exibida no programa Noticias Culturales (Notícias Culturais) e disponibilizada no site do Programa Ibermuseus, a cada novo episódio.