Direção-Geral do Património Cultural de Portugal lança livro Museus (In)Capacitantes

A publicação aborda a função dos museus na inclusão social de pessoas com deficiência

Nesta terça-feira, 12 de setembro, a Direção-Geral do Património Cultural, de Portugal, e a Editora Caleidoscópio lançam o livro Museus (In)Capacitantes, Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte, de Patrícia Roque Martins. A obra é a sétima da Coleção Estudos de Museus, na qual são editadas teses de doutoramento sobre Museologia e museus. O lançamento será realizado no Museu do Azulejo, às 18h30.

O livro explora a função dos museus na inclusão social das pessoas com deficiência, abordando vias possíveis de interação com estes públicos. São apresentados diferentes níveis de acesso que integram as circunstâncias implicadas no relacionamento entre museus e pessoas com deficiência. São dados a conhecer programas inclusivos desenvolvidos em museus com coleções de artes plásticas no contexto internacional, nomeadamente em Londres, Nova Iorque e São Paulo. São também assinaladas algumas iniciativas promovidas em Portugal.

Patrícia Roque Martins é doutorada em Belas-Artes (2015), mestre em Museologia e Museografia (2008) e licenciada em História, variante de Historia da Arte pela Universidade de Lisboa (2001). Atualmente é investigadora do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP), onde desenvolve o projeto de pós-doutoramento “A Representação da Deficiência na Coleções da DGPC: discurso, identidades e sentido de pertença”.