Atualizado em 12 de January de 2017

Palavras-chave
Notícias

Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus será o tema do Dia Internacional dos Museus 2017

Dia Internacional dos Museus 2017

Como a cada ano, a comunidade museal internacional celebrará no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.

Para esta ocasião, o Conselho Internacional de Museus – ICOM, propõe o tema Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus, resaltando o papel dos museus como ferramentas para a criação de relações mais pacíficas entre os povos.

Além disso, o tema convida a refletir sobre como a aceitação de um passado doloroso constitui um primeiro passo para imaginar um futuro comum sob o signo da reconciliação. Com esta premissa, podemos compreender os museus como agentes da assimilação de histórias traumáticas de nossas sociedades, graças a mediação e a pluralidade de pontos de vista.

Todos os anos os museus Ibero-Americanos participam desta data de celebração e reconhecimento dos Museus, que em 2016 teve a participação de mais de 35.000 museus de 145 países. Ibermuseus se soma à celebração e convida aos museus da região ibero-americana a participar, mais uma vez, dos festejos que sem dúvida contribuem ao estreitamento de nossos vínculos e assim, a construir uma visão de futuro e alcançar uma melhor compreensão mútua.

2017 também é um ano especial para o Programa, que este ano comemora o 10º aniversário da assinatura da Declaração de Salvador, documento base para a definição de estratégias de cooperação conjunta, que constitui as bases para a criação do IBERMUSEUS e define os marcos para a implementação e o fomento de políticas públicas para o campo museal.

Informaremos as atividades em comemoração ao Aniversário e compartilharemos as programações dos países do Dia Internacional dos Museus. Fiquem atentos!

Dia Internacional dos Museus 2017

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.