Atualizado em 12 de January de 2017

Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus será o tema do Dia Internacional dos Museus 2017

Dia Internacional dos Museus 2017

Como a cada ano, a comunidade museal internacional celebrará no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus.

Para esta ocasião, o Conselho Internacional de Museus – ICOM, propõe o tema Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus, resaltando o papel dos museus como ferramentas para a criação de relações mais pacíficas entre os povos.

Além disso, o tema convida a refletir sobre como a aceitação de um passado doloroso constitui um primeiro passo para imaginar um futuro comum sob o signo da reconciliação. Com esta premissa, podemos compreender os museus como agentes da assimilação de histórias traumáticas de nossas sociedades, graças a mediação e a pluralidade de pontos de vista.

Todos os anos os museus Ibero-Americanos participam desta data de celebração e reconhecimento dos Museus, que em 2016 teve a participação de mais de 35.000 museus de 145 países. Ibermuseus se soma à celebração e convida aos museus da região ibero-americana a participar, mais uma vez, dos festejos que sem dúvida contribuem ao estreitamento de nossos vínculos e assim, a construir uma visão de futuro e alcançar uma melhor compreensão mútua.

2017 também é um ano especial para o Programa, que este ano comemora o 10º aniversário da assinatura da Declaração de Salvador, documento base para a definição de estratégias de cooperação conjunta, que constitui as bases para a criação do IBERMUSEUS e define os marcos para a implementação e o fomento de políticas públicas para o campo museal.

Informaremos as atividades em comemoração ao Aniversário e compartilharemos as programações dos países do Dia Internacional dos Museus. Fiquem atentos!

Dia Internacional dos Museus 2017