Costa Rica lança uma Rede Social para seus espaços museais

Na rede Confluencias, as instituições do país poderão divulgar atividades e gerar vínculos de trabalho

Iniciativa do Programa de Museus Regionais e Comunitários (PMRC) do Museu Nacional da Costa Rica, a plataforma Confluencias tem o objetivo de interconectar o meio museal do país a fim de potencializar nele um maior fluxo de oportunidades.

Confluencias é um espaço no qual se reúnem propostas, atividades, novidades, ideias e interesses por parte de visitantes, trabalhadores, especialistas e interessados nos espaços museais do país, em busca de fortalecer a qualidade de serviços, compartilhar experiências e melhorar o cumprimento das responsabilidades de valorização do patrimônio cultural e natural sob a tutela das instituições.

Trata-se de um projeto de origem Estatal que procura apoiar os processos de descentralização da agenda museal na Costa Rica, estimular uma melhor e maior oferta nesse sentido, assim como promover a visitação, interesse e consciência sobre o setor.

A plataforma conta com uma visão integral do conceito de museus e emprega a terminologia de espaços museais a fim de mostrar a diversidade de ofertas através de uma classificação de instâncias como galerias, salas de exibição, parques, museus, casas e centros, vinculados a patrimônios tanto natural como cultural, e que se caracterizam por não ter fins lucrativos, estarem ao serviço da sociedade, e por expor ou exibir distintas temáticas para o lazer, a educação e a valorização desses patrimônios.

Etapas

Em sua primeira etapa, a rede é uma importante janela de divulgação sobre as novidades dos espaços museais, agendas, oficinas, inaugurações de exibições, conversas e noticias. Para as etapas que se desenvolverão em 2018 e 2019, pretende-se estimular o intercâmbio de conhecimentos através da participação de profissionais do país e pessoas interessadas na museologia da Costa Rica.

Na segunda fase, a plataforma se consolidará como uma revista especializada no tema da museologia, na qual se pretende documentar e resgatar a historia dessa disciplina científica no país, gerar e divulgar agendas de eventos como congressos, oficinas e intercâmbios, mostrar referências bibliográficas, vincular-se a fontes museais fora do país, gerar e oferecer um diretório de especialistas, promover fóruns de discussão, criar galerias fotográficas, entre outros.

A terceira etapa buscará oferecer capacitações em linha em distintos campos da museologia com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e o adequado cumprimento das responsabilidades como instâncias museais.

Confluencias é relevante para um setor que está em um momento de revisão, em um momento de avaliar como podemos nos vincular a instituições culturais e ainda mais com nossas comunidades e nosso grêmio de trabalhadores”, explica Hugo Pineda, assessor do Ministério de Cultura e Juventude da Costa Rica, responsável pelo setor de museus. “Esta plataforma é um espaço no qual se pretende concatenar vários esforços que em diferentes anos foram realizados no setor de museus da Costa Rica. Aglutinar informação relevante, aglutinar aos profissionais vinculados e pessoas interessadas no tema.”

Fonte: Programa de Museos Regionales y Comunitarios