Atualizado em 30 de November de 2016

Palavras-chave
Notícias
Ação

Patrimônio

Conservação preventiva para todos. Um guia ilustrado

Conservacionpreventiva_feat1

Conservacionpreventivaparatodos-1O Programa Acerca (Financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – Aecid) oferece a publicação Conservação preventiva para todos. Um guia ilustrado, que tem por objetivo ser útil para todos aqueles que, em contacto habitual com os bens culturais de sua comunidade e sem qualquer formação ou conhecimento neste campo, possam agir em situações de emergência, detecção de potenciais ameaças e danos, com sinal de alarme ou dando os primeiros passos para evitar maiores problemas para a proteção do patrimônio de que são os usuários e, em muitos casos, tutores.

O livro também pretende ser um instrumento útil para a equipe técnica que trabalha em diferentes âmbitos da cooperação para o desenvolvimento, ou no mundo empresarial, com trabalhos em lugares de grande riqueza patrimonial. Esses profissionais podem ser os primeiros agentes a identificar e apontar situações de deterioração ou ameaças facilmente detectáveis, colocando em prática soluções em um primeiro momento, graças às recomendações do “Conservação preventiva para todos”. Por outro lado, a fim de torná-lo mais acessível e eficaz nos seus objetivos, está previsto que esta publicação se converta, em um futuro próximo, em um aplicativo para telefones móveis e tablets, que possa ser baixado nesses dispositivos e consultado com facilidade em qualquer lugar no mundo onde o patrimônio esteja em risco ou situação de deterioração.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.