Conheça a programação do Dia Internacional dos Museus na Ibero-América

Todos os anos desde 1977, instituições culturais de todo o mundo celebram em 18 de maio o Dia Internacional dos Museus. Em 2017, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), que organiza a ação, propõe como tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível nos museus, no qual ressalta o papel dos museus como ferramentas para a criação de relações mais pacíficas entre os povos.

O tema convida a refletir sobre como a aceitação de um passado doloroso constitui um primeiro passo para imaginar um futuro comum sob o signo da reconciliação. Com esta premissa, podemos compreender os museus como agentes da assimilação de histórias traumáticas de nossas sociedades, graças à mediação e à pluralidade de pontos de vista.

Os museus da Ibero-América também participam do evento, e o Programa Ibermuseus reuniu a programação de países membros do Comitê Intergovernamental em 2017.

Programação: