Conheça a Memória de 10 anos do Programa Ibermuseus

A publicação está disponível no Portal Ibermuseus em edição trilíngue: Português, Espanhol e Inglês

No último dia 28 de junho, o Programa Ibermuseus cumpriu 10 anos, desde que suas bases foram incluídas na Declaração da Cidade de Salvador, assinada em 2007 pelos 22 países da Ibero-América. O documento representou o sonho de cooperação no âmbito dos museus, de desenvolvimento do setor na região e da valorização dos ideais da museologia social.

Depois de 10 anos, o Programa Ibermuseus tem o orgulho de ter contribuído para que muitas das metas propostas em 2007 tenham sido alcançadas, e celebra esse marco com o lançamento da Memória de 10 anos em edição trilíngue: português, espanhol e inglês.

O documento de mais de 50 páginas mostra o histórico de ações que Ibermuseus desenvolveu ao longo da última década para transformar aquele sonho em realidade, além de apresentar reflexões de importantes atores da cooperação ibero-americana – entre eles a Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) – sobre as realizações e desafios do Programa.

Em 10 anos, o Programa Ibermuseus promoveu nove Encontros Ibero-americanos de Museus (EIM), 15 encontros técnicos e 12 reuniões intergovernamentais, que se converteram nos principais espaços de discussão e proposição de políticas para o desenvolvimento do setor museal na Ibero-América.

As convocatórias do Ibermuseus capacitaram diretamente a 188 profissionais, fomentaram 53 projetos educativos, apoiaram a recuperação do patrimônio afetado de sete instituições e promoveram noves projetos de circulação de bens entre 22 países.

Com o apoio do Ibermuseus, foram publicadas 14 pesquisas ou ensaios, incluindo importantes documentos como o Panorama de Museus Ibero-americanos, o Estudos de Públicos de Museus na Ibero-América e a reedição bilíngue do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro.

O Programa também promoveu o desenvolvimento de duas ferramentas fundamentais para o conhecimento da situação dos museus – e seu público – na região: o Registro de Museus Ibero-americanos e o Sistema de Coleta de Dados de Público de Museus.

A Memória de 10 anos do Ibermuseus traz em detalhes essas e outras realizações da década de atuação do Programa. O documento finaliza com o artigo coletivo “Que museus queremos para o futuro?”, no qual 18 gestores públicos e profissionais ibero-americanos contribuem para indicar o caminho para outros 10 anos de cooperação e desenvolvimento de políticas públicas para os museus da Ibero-América.

Baixe as publicações e boa leitura:

PORTUGUÊSIBM – Portugués (PDF) ou https://issuu.com/estudio-vicencio/docs/ibm_-_por.

ESPANHOLIBM – Español (PDF) ou  https://issuu.com/estudio-vicencio/docs/ibm_-_esp.

INGLÊSIBM – Inglés (PDF) ou https://issuu.com/estudio-vicencio/docs/ibm_-_eng.