Atualizado em 30 de October de 2015

Chilechile-aspect-ratio-276x276

Comitê Intergovernamental do Programa se reúne no Chile

reuniaobannerint

A cidade de Santiago do Chile recebeu, de 28 a 30 de outubro de 2015, a IX Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. Na ocasião, foram apresentados e aprovados o relatório de atividades 2015, o desenvolvimento das linhas de ação do Programa e a sua execução financeira, e o Plano Operacional Anual para 2016. Além disso, foi votado e anunciado que o México ocupará a presidência do Programa no próximo mandato de três anos.

Estiveram presentes no encontro representantes de oito dos 12 países membros do Programa (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai), representantes da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), dos organismos parceiros – Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) -, além da equipe da Unidade Técnica do Programa.

Os membros também deliberaram sobre importantes assuntos relacionados às linhas de ação do Programa, como a confirmação da VII edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus para o próximo ano, que ainda modificará seu regulamento para a inclusão de enfoques transversais de gênero, diversidade cultural e coesão social como critérios de avaliação. Além destas ações, haverá uma série de atividades nas áreas de formação e capacitação, o lançamento de uma publicação sobre proteção do patrimônio museológico em situação de risco, o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Sustentabilidade e o lançamento do Registro de Museus Ibero-Americanos, previsto para o segundo semestre de 2016.

O encontro abordou, ainda, as melhores práticas para o fomento e a articulação de políticas públicas da área de museus e da museologia, reforçando a relação entre os distintos países que compõem a Rede Ibero-Americana de Museus.