Atualizado em 07 de June de 2016

Colômbiacolombia-aspect-ratio-276x276

Coleções Colombianas

ecard-colecciones-2016

Até 30 de junho se amplia o prazo da convocatória para acessar a Coleções Colombianas

Até a próxima quinta-feira, 30 de junho, se amplia o prazo para da convocatória para acessar a Coleções Colombianas, software para a gestão de coleções com o qual os museus registrados no Sistema de Informação de Museus Colobianos (Simco) poderão contar.

Esta ferramenta, criada em 2004 pelo Museu Nacional da Colômbia, é um apoio à execução de processos de inventário, registro, catalogação, pesquisa e conservação das coleções dos museus.

Para Coleções Colombianas, os interessados devem encaminhar uma solicitação assinada pelo diretor de seu museu, através do módulo de assessorias e consultas Simco http://simco.museoscolombianos.gov.co/, até o dia 30 de junho.

Vantagens de Coleções Colombianas

• É gratuito.
  • Facilita o inventário, registro e catalogação das coleções.
  • Permite publicar no Simco parte da coleção do museu.
  • Responde a standards internacionais de catalogação de coleções. É compatível com Windows e MacOS.
  • Permite a gestão ilimitada de imagens e documentos associados a uma coleção.
  • Gera um mapa climático e ambiental do museu para a toma de decisões a repeito da conservação de suas coleções.
  • O Programa Fortalecimento de Museus (PFM) presta acessoria técnica e conceitual aos museus que o requeiram.

Requisitos

Os museus interessados devem cumprir com os seguintes requisitos para ser selecionados:

• Registrar-se em Simco.
  • Possuir um computador com as seguintes características mínimas: memoria RAM de 2 GB, disco duro de 512 GB, CPU de 1 GHz, sistema operativo Windows XP ou posterior ou MacOSX.
  • Acesso à internet.
  • Contar com uma pessoa encarregada do registro e inventario de suas coleções.
  • Assumir os gastos relacionados à participação de um membro de sua equipe na capacitação da ferramenta, que será desenvolvida em Bogotá no segundo semestre de 2016.

Mais informações: Programa Fortalecimiento de Museos