Ampliamos o prazo de inscrições para a Convocatória Conversaciones até 6 de agosto

A iniciativa busca evidenciar as relações entre museus e suas comunidades, além de promover o intercâmbio institucional

Até 6 de agosto, instituições de dois ou mais países da região ibero-americana poderão inscrever projetos de circulação de acervos e exposições na Convocatória Conversaciones. Em sua 4ª edição, o edital deste ano tem o tema Museus e Comunidades, e distribuirá US$ 30.000 a cada um dos dois projetos selecionados.

Com a ampliação do prazo, publicamos um guia de informação geral para a inscrição de projetos, acessível por meio deste link: Conversaciones_Informacion General_2017-POR.

A convocatória é uma excelente oportunidade de estímulo à realização de projetos conjuntos entre instituições museais de dois ou mais países da região, que explorem temas como diversidade cultural, preservação da memória e dos saberes das culturas vivas comunitárias e que atendam à perspectiva de gênero e/ou processos migratórios.

Para participar basta aceder à plataforma Convocatórias Ibermuseus, criar uma conta de usuário e iniciar a inscrição do projeto.

Com essa convocatória, pretendemos reconhecer e destacar diálogos construídos entre museus, instituições de memória, museus comunitários, de sítio, ecomuseus, instituições culturais de base comunitária e demais instituições afins, por meio do reconhecimento da memória social, em quanto caráter simbólico do pensamento coletivo.