Atualizado em 15 de September de 2015

Palavras-chave
Cooperação, Notícias
País

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

A memória feminina: mulheres na história, história de mulheres

FemininoBolasInterno2

Com o objetivo de destacar, resgatar e dar visibilidade à presença das mulheres na história e nas comunidades, valorizando o seu papel social e cultural, a Subdireção Geral de Museus Estatais da Espanha, em colaboração com o Programa Ibermuseus, elabora o catálogo on-line “A memória feminina: mulheres na história, história de mulheres”.

O catálogo faz parte do projeto Patrimônio em Feminino, uma ação comum das instituições que integram a Rede Digital de Coleções de Museus da Espanha, que pretende  reconhecer e dar visibilidade às contribuições das mulheres e seu papel em sociedades passadas e presentes, por meio da publicação anual de catálogos de coleções online e publicações eletrônicas nas quais intervêm especialistas das mais diversas disciplinas.

“A memória feminina” é a primeira iniciativa de coleções em rede entre os países da Ibero-América, na qual participam Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai. Essa aproximação entre museus, por meio de bens culturais que abordem a temática, pretende estabelecer diálogos e narrações multidisciplinares em torno do patrimônio cultural em questões de gênero. O lançamento do catálogo está programado para 8 de março de 2016, Dia Internacional da Mulher.

Patrimônio em Feminino reúne cinco edições especiais, com a mesma abordagem: analisar, a partir de uma perspectiva de gênero, a presença e a participação ativa das mulheres ao longo da história. “Eros e Anteros: visões sobre a sexualidade feminina” é a mais recente. Desenvolvida por ocasião do Dia Mundial da Saúde Sexual, comemorado no último dia 4/9, o objetivo desta última publicação é dar visibilidade às mulheres e sua sexualidade em diferentes períodos da história, além de destacar aspectos de grande interesse, como a sexualidade na adolescência ou na idade madura; a invisibilidade de grupos como o das mulheres que exercem a prostituição; ou a onipresença dos discursos publicitários, que utilizam, muitas vezes de forma imprudente, o corpo feminino como propaganda.

Conheça as edições anteriores:image-0001

Tradição e Modernidade – Dedicada à análise do papel desempenhado pelas mulheres como transmissoras de valores, conhecimentos e histórias de suas comunidades.

Mulheres ante a Adversidade: tempos e contratempos – A publicação investiga a significação, para as civilizações, dos períodos de adversidade, conflito ou de crise.

Ausências e Silêncios – Procura dar visibilidade ao papel exercido pelas mulheres em diferentes culturas, civilizações e períodos históricos.

Patrimônio Feminino – Primeira publicação da série e analisa, a partir da perspectiva de gênero, a presença e participação ativa das mulheres ao longo da história, através de uma passagem por coleções de trinta membros espanhóis integrantes da Rede Digital de Coleções de Museus da Espanha.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.