Atualizado em 17 de January de 2017

Observatório

O Registro de Museus Ibero-Americanos: uma janela para a divulgação dos museus

OIM

O Programa Ibermuseus, através de seu Observatório Ibero-Americano de Museus, vem desenvolvendo desde 2014 o Registro de Museus Ibero-Americanos – RMI, plataforma digital para a promoção do conhecimento e compreensão da diversidade museal da região, que reunirá mais de 9.000 museus dos 22 países que fazem parte da Comunidade Ibero-Americana.

O RMI está configurado como um recurso de consulta especializada, que reúne dados fundamentais dos museus que fazem parte do projeto, por meio de fichas com informação sistematizada, consensual, comprovável e aprovada por cada país participante.

Oferece um detalhado panorama do setor, o que facilita o intercâmbio de informação entre os organismos estatais e os profissionais da área, e contribui ao fomento das redes de colaboração e ao estabelecimento de estratégias comuns que promovam o fortalecimento dos museus. É, portanto, uma grande janela para a divulgação dos museus, de sua atividade, seu valor e sua importância nas sociedades atuais.

Estar no RMI permite aos museus participar de um grande coletivo, com o qual estabelecer e aproximar relações, trocar conhecimentos e experiências, e crescer institucionalmente. Trata-se de um elemento chave na cooperação internacional em matéria de museus.

O RMI permite obter relatórios com dados quantitativos sobre as distintas variáveis do setor, transformando-o em um instrumento rigoroso e acessível aos profissionais, estudantes e interessados nos museus, e no desenvolvimento de suas pesquisas.

O lançamento do Registro de Museus Ibero-Americanos está previsto para o dia 28 de junho, data oficial das comemorações dos 10 anos do Programa Ibermuseus e da assinatura da Declaração de Salvador, documento base para a integração e desenvolvimento dos museus da Ibero-América.