observatorio

País coordenador: Espanha
Mesa Técnica: Países Membros do Conselho Intergovernamental

Observatório Ibero-Americano de Museus

Desde 2012, o OIM incentiva a pesquisa e o aperfeiçoamento da gestão de instituições e dos processos museais da região.

Ele atua em duas frentes: na geração de dinâmicas de trabalho para favorecer a participação dos países membros e no desenvolvimento de iniciativas de produção de informação confiável e atualizada, construindo conhecimento sobre o setor dos museus na Ibero-América.

Com uma metodologia baseada em diagnóstico prévio para conhecer o estado da questão, definição de um marco conceitual comum e desenvolvimento de ferramentas de conhecimento, o OIM vem promovendo a conscientização e o conhecimento sobre questões como o marco institucional e os regulamentos legais que regem o setor, seus públicos, sistemas de gestão da informação dos museus, acessibilidade e inclusão dos museus, entre outros.

O trabalho resultou na produção de cinco grandes projetos, gerando publicações, cursos e o Registro/Registo de Museus Ibero-Americanos (RMI), repositório que recolhe dados do panorama museológico de 19 países e prevê, no médio prazo, envolver os mais de nove mil museus que compõem o patrimônio museológico dos 22 países ibero-americanos.

O Observatório Ibero-Americano de Museus conta com uma Mesa Técnica formada por representantes dos 14 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, O Salvador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai. Seus projetos se destinam à totalidade dos países ibero-americanos.

jade-aspect-ratio-564x564

Repositório de recursos para a promoção da acessibilidade e inclusão

O objetivo desta base de conteúdo é apoiar a conscientização e o treinamento em acessibilidade e inclusão, fornecendo recursos facilmente disponíveis e consultáveis.

jardines-museo-traje-1-aspect-ratio-564x564

Ferramenta de autodiagnóstico de acessibilidade para museus

A ferramenta, disponível em espanhol e em português, visa promover boas práticas de acessibilidade em museus e remover barreiras.

12-uruguay-aspect-ratio-564x564

Registro/Registo de Museus Ibero-Americanos

Plataforma do Ibermuseus criada para facilitar o acesso e informações sobre os mais de 10.000 museus localizados nos 22 países da Ibero-América. Um recurso de referência e de consulta, que oferece dados elaborados de forma colaborativa.

museo-peru-aspect-ratio-564x564

Repositório COVID-19 para museus

Este recurso pretende ser útil para divulgar o impacto que esta crise de saúde está causando em nossas instituições, mas também como modelo de referência para todos os países que estão desenvolvendo diretrizes de apoio. Da mesma forma, apoia todos os museus que precisam de orientação para guiar seu processo de reabertura.

artequin-vina-de-mar-chile-aspect-ratio-564x564

Estudos de Públicos dos Museus na Ibero-América

Em 2014, um grupo de trabalho virtual com representantes de cada país Ibero-Americano se encarregou da pesquisa dos diferentes estudos de público existentes dentro do âmbito governamental nacional, como primeiro passo para começar a conhecer o nível de desenvolvimento de suas redes de museus.

06-ecuador-aspect-ratio-564x564

Sistema de coleta de dados de público de museus

O sistema responde à necessidade dos museus de dispor de ferramentas para conhecer os seus visitantes. Este projeto envolve a realização de estudos de público dos museus Ibero-Americanos. Um primeiro passo para o estabelecimento de metodologias e conceitos comuns.

museu-nacional-machado-de-castro-dgpc-aspect-ratio-564x564

Panorama dos museus na Ibero-América

O setor dos museus oferece realidades plurais nos 22 países da Ibero-América. Para conhecer esta diversidade, o Observatório Ibero-Americano de Museus tem investigado a fundo o panorama dos museus na região.