Programa de Apoio a Projetos de Curadoria

Coordenação: Unidade Técnica do Programa Ibermuseus.

Para a consecução desta linha de ação, o Programa Ibermuseus realiza o edital Conversaciones – convocatória bienal para apoio e incentivo a projetos de curadoria. Seus objetivos são: apoiar a realização de projetos expositivos, a circulação de acervos museológicos e o intercâmbio entre instituições de dois ou mais países da Ibero-América. Este edital visa incentivar a cooperação entre museus e instituições afins. Para participar da convocatória é imprescindível que os projetos sejam elaborados conjuntamente por instituições de pelo menos dois países, sendo um deles, membro do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus.

Projetos vencedores das últimas edições:

2015 – III Convocatória Ibero-Americana de Projetos de Curadoria – Conversaciones

2011 – II Convocatória Ibero-Americana de Projetos de Curadoria – Conversaciones

2010 – I Convocatória Ibero-Americana de Projetos de Curadoria – Conversaciones

• Da Cartografia do Poder aos Itinerários do Saber, apresentado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal; pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Brasil); e pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (Portugal).