Observatório Ibero-Americano de Museus

Coordenação: Espanha. Subdireção Geral de Museus Estatais da Secretaria de Estado da Cultura. Ministério de Educação, Cultura e Esporte.

O Observatório Ibero-Americano de Museus (OIM) é  um projeto interdisciplinar para a produção, gestão, intercâmbio e construção de conhecimento a respeito da área de museus e da museologia na Ibero-América.

Sua missão é propor e contribuir à formulação de políticas públicas na área de cultura com informações, dados, sínteses e análises dos museus para o desenvolvimento social, cultural e econômico da Ibero-América.

O OIM conta com um Comitê Assessor formado por responsáveis técnicos designados por cada um dos países integrantes do Programa Ibermuseus, e por um Conselho Consultivo, formado por representantes dos países não integrantes do Programa que têm o papel de estender suas ações em toda a Ibero-América.

Objetivos

• Promover o conhecimento e a compreensão da diversidade museal da Ibero-América.
  • Estabelecer critérios que possibilitem a comparação de conceitos, metodologias, indicadores, dados e informações relativos ao campo museístico.
  • Criar um espaço de diálogo, intercâmbio e difusão do conhecimento e experiências na Ibero-América.
  • Estimular a interlocução entre a sociedade e os processos de institucionalização das memórias.
  • Desenvolver e sistematizar processos de formação profissional e avaliação de políticas e práticas no campo museístico.
  • Elaborar diagnósticos e definir temas prioritários de investigação e avaliação a partir de interesses comuns.

Ações

· Sistema de coleta de dados de público de museus do OIM

O Programa Ibermuseus coloca à disposição dos museus ibero-americanos o Sistema de coleta de dados de público de museus do Observatório Ibero-Americano de Museus. Com esta ferramenta, qualquer museu, independentemente do seu tamanho, disciplina, recursos ou localização poderá realizar uma primeira aproximação a seus públicos, desenvolvendo uma pesquisa básica com metodologia simples, porém, com rigor científico.

· Publicações

As publicações Observatório Ibero-Americano de Museus recolhem os resultados dos projetos e pesquisas desenvolvidos por esta linha de ação.

Panorama dos museus na Ibero-América – Estado da Questão
Com o objetivo de apresentar uma primeira aproximação à realidade dos museus na Ibero-América, foi elaborado um estado da questão com dados básicos do panorama dos museus da região e um compêndio dos recursos e iniciativas que, com caráter oficial, se dedicam a reunir informação sobre os museus no âmbito ibero-americano.

Marco conceitual comum para a elaboração do Registro de Museus Ibero-Americanos
A criação de um marco conceitual comum está orientada à futura base de dados “Registro de Museus Ibero-Americanos”. A publicação se inicia pelo conceito e definição de museu e aborda a terminologia, os conceitos, e as categorias que definirão os conteúdos para a futura base de dados, que logo será disponibilizada on-line.

· Estudos de Público de Museus na Ibero-América

O Programa Ibermuseus, por meio do Observatório Ibero-Americano de Museus (OIM), lançou a publicação Estudos de Público de Museus na Ibero-América, com a finalidade de obter informações sobre as características e hábitos do público dos museus. A obra faz parte da linha de ação nº 4, dedicada à construção de instrumentos de segmento e avaliação da gestão dos museus, tais como o estudo de público, censos dos museus e indicadores.

· Registro de Museus Ibero-Americanos (RMI)

A criação do RMI, entendido como a base para a futura Rede Ibero-Americana de Museus, foi considerada uma necessidade primordial do Programa Ibermuseus, desde a Declaração da Cidade de Salvador, de 2007.

O RMI está em processo de desenvolvimento seguindo as pautas do marco conceitual apresentado na publicação. Além de promover o intercâmbio e a divulgação das informações sobre os museus ibero-americanos, esta ferramenta servirá como referência técnica e teórica para aqueles países que ainda não tenham um sistema desenvolvido.

· Programas de formação relacionados com as pesquisas do OIM

Detectar necessidades de formação relacionadas com as linhas de investigação desenvolvidas pelo OIM e propor temas para cursos, programas de formação tanto em nível regional como internacional, oferecendo apoio às iniciativas que surjam e estejam relacionados com seu âmbito de atuação.

O Programa Ibermuseus dispõe de um espaço exclusivo para divulgar as atividades do OIM. Acesse http://observatorio.ibermuseus.org.