Encontros Ibero-Americanos de Museus

Os Encontros Ibero-Americanos de Museus são reuniões anuais promovidas pelo Programa Ibermuseus, onde representantes do campo museal da região ibero-americana se encontram para o intercâmbio de experiências, para discutir assuntos de interesse mútuo, de cooperação, e para debater a respeito do estabelecimento de ações conjuntas para o setor museológico.

Em cada edição é abordado um tema relevante para o universo da museologia e um país membro do Comitê Intergovernamental se encarrega de sua coordenação junto à Unidade Técnica do Programa Ibermuseus.

VIII Encontro Ibero-Americano de Museus: “Caminhos de futuro para os museus ibero-americanos: tendências e desafios na diversidade”.

De 13 a 15/10/14, Lisboa, Portugal.

VII Encontro Ibero-Americano de Museus: “Memórias e mudança social”.

De 28 a 30/10/13, Barranquilla, Colômbia.

VI Encontro Ibero-Americano de Museus: “Museu: território de conflitos? Olhares a 40 anos da mesa redonda de Santiago do Chile”.

De 22 a 24/10/12, Montevidéu, Uruguai.

V Encontro Ibero-Americano de Museus: “Preservação do patrimônio Museológico, Repatriação de bens e Cooperação Internacional”.

De 08 a 10/06/11, México DF, México.

IV Encontro Ibero-Americano de Museus: “A institucionalização das políticas publicas na área de museus nos países da Ibero-América”.

De 24 a 26/05/10, Toledo, Espanha.

III Encontro Ibero-Americano de Museus: “Museus em um contexto de crise”.

De 02 a 04/09/09, Santiago, Chile.

II Encontro Ibero-Americano de Museus: “Museus como agentes de transformação social e desenvolvimento”.

De 08 a 10/07/08, Florianópolis, Brasil.

I Encontro Ibero-Americano de Museus: “A declaração da cidade de Salvador”.

De 26 a 28/06/07, Salvador, Brasil.