Ação educativa

Coordenação: Unidade Técnica do Programa Ibermuseus

O Programa Ibermuseus visa reafirmar e ampliar a capacidade educacional dos museus e do patrimônio cultural como estratégias de transformação da realidade social.

A ação educativa tem sido uma das principais áreas de atuação dos museus com significativa contribuição para a promoção da harmonia social, para o fortalecimento dos direitos humanos e de uma cultura de paz por meio do estímulo à aceitação da diversidade cultural e das distintas identidades que compõem a amplitude da realidade ibero-americana.

Para tal fim, convoca anualmente o Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, que consiste na premiação de projetos que visam potencializar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio museológico na Ibero-América por meio de duas categorias:

Categoria I – Projetos realizados ou em andamento

São premiadas práticas de ação educativa em museus e em outras instituições vinculadas e afins, já concluídas ou em desenvolvimento, provenientes de todos os países ibero-americanos.

Categoria II – Fomento a projetos em fase de elaboração e/ou planejamento

São incentivadas a realização de projetos que ainda não tenham sido implementados ou que estejam em fase de elaboração e/ou planejamento.

Na categoria I, além das premiações às três melhores propostas, o Prêmio outorga menção honrosa aos projetos classificados entre a 1ª e a 20ª colocações, que por sua vez passam a integrar o Banco de Boas Práticas em Ação Educativa e são divulgados no site do Programa Ibermuseus.

VII Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2016)

VI Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2015)

V Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2014)

IV Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2013)

III Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2012)

II Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2011)

I Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus (2010)