Atualizado em 11 de April de 2016

Palavras-chave
Situação de Risco
País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ação

Patrimônio

Ibermuseus reúne especialistas para debater a proteção ao patrimônio museológico em situação de risco

Patrimonio_Risco_feat

Amanhã, 12 de abril e quarta-feira, 13/4, especialistas da região ibero-americana provenientes do Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha e México participam, em Brasília, do 4º encontro da Mesa Técnica do Programa de Apoio ao Patrimônio em Situação de Risco do Programa Ibermuseus. Coordenada por representantes do Chile, a reunião de trabalho tem como meta a elaboração de uma proposta de ação conjunta para a proteção e salvaguarda do patrimônio museológico.

Para isso, os participantes apresentarão um panorama das ações desenvolvidas em cada país para reconhecer, proteger e salvaguardar o patrimônio museológico. Além disso, os membros discutirão o planejamento das próximas ações da linha de patrimônio a curto, médio e longo prazos, conforme estabelecido em seu planejamento estratégico.

Sendo prioridade para o Ibermuseus, o Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco tem como objetivos: assegurar continuidade, a reflexão e a atenção ao patrimônio em risco; estabelecer políticas de prevenção em coordenação com instâncias regionais, nacionais e internacionais; fortalecer as ações educativas para a identificação e apropriação do patrimônio; promover e articular capacitação na área; favorecer o inventário e a documentação do patrimônio; divulgar boas práticas de atenção ao patrimônio em risco; e fomentar uma cultura de cooperação e solidariedade; entre outros.

Posteriormente à Reunião, será realizada no dia 14/4, também em Brasília-DF, a Reunião do Comitê Executivo do Programa Ibermuseus, onde membros do Comitê Intergovernamental oriundos do Brasil, Chile e Portugal debaterão, junto à presidente do Programa, Magdalena Zavala Bonachea, e a Unidade Técnica do Programa, temas como: o cenário atual do Programa Ibermuseus; suas metas e o alcance de seus objetivos; estabelecimento de novas ações estratégicas; e o desenvolvimento das atividades previstas para 2016.

Saiba mais sobre as ações do Programa de Apoio ao Patrimônio em Risco!

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.