sistema

July de 2018

Esta publicação foi elaborada por
Eloísa Pérez Santos (Universidade Complutense de Madrid), com coordenação e edição de Virginia Garde López, Natalia Huerta Álvarez e Teresa Ruiz Rodríguez, do Programa Ibermuseus-Observatório Ibero-americano de Museus.

Número de Páginas

Sistema de coleta de dados de público de museus

Sobre esta publicação

A partir da elaboração de um questionário básico elaborado pelos membros da Mesa Técnica do Observatório, esta publicação pretende ser uma ferramenta de utilidade para que qualquer museu, independentemente do seu tamanho, disciplina, recursos ou localização, possa realizar uma primeira aproximação a seus públicos, desenvolvendo uma pesquisa básica com metodologia simples, porém, com rigor científico.

Resumo

O Sistema de Coleta de Dados de Público de Museus dispõe de um manual e as ferramentas indispensáveis para empreender o estudo de forma autônoma: o questionário de público do OIM; a codificação, análise e registro de resultados de públicos do OIM a partir do questionário e uma proposta para realizar uma análise comparada entre instituições.

Como solicitar o material de download?

A publicação on-line do Sistema de coleta de dados de públicos de museus do OIM, disponível em espanhol e português, acompanha os seguintes documentos eletrônicos destinados à elaboração de estudos de públicos dos museus que o solicitarem:

› Questionário para visitantes, disponível em espanhol, português e inglês (Word)
› Registro de controle da coleta de dados (Word)
› Registro de recusas a participar do estudo (Word)
› Codificação, análise de dados do questionário do OIM e registro de resultados de públicos (Excel)
› Registro de resultados de públicos para dados de pesquisas prévias (Excel)

Todas as instituições museológicas Ibero-Americanas podem solicitar este material por meio do portal Ibermuseus, preenchendo o formulário localizado neste link.

O pré-requisito para a utilização dos documentos é inserir os nomes do Programa Ibermuseus e do Observatório Ibero-Americano de Museus em todos os materiais, relatórios e publicações gerados a partir do sistema de coleta de dados de museus públicos do OIM, bem como em quaisquer aplicações (públicas ou privadas) com referência ao sistema. Além disso, ao final da pesquisa será solicitada a colaboração da instituição museal, para que forneça os dados obtidos ao OIM.