cartilha

September de 2017

Publicação

Esta publicação foi originalmente produzida pelo Instituto Brasileiro de Museus em 2017. Textos de introdução assinados por Marcelo Mattos Araujo e Magdalena Zavala Bonachea.

Número de Páginas

Cartilha de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro

Sobre esta publicação

Publicação complementar ao Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, com viés prático. Traz conteúdos sobre as formas de avaliar riscos e fazer um plano de gestão adequado – além de conhecer os procedimentos a serem tomados diante de uma emergência.

Resumo

O Patrimônio Cultural traz em si uma série de elementos que o identificam e dão sentido e valor às nossas sociedades. Proteger esse patrimônio e oferecer ferramentas qua facilitem sua gestão, conservação e valorização constitui uma tarefa chave para garantir o seu acesso e a sua permanência ao longo do tempo.

Para o Programa Ibermuseus, promover a proteção e salvaguarda do patrimônio museológico e garantir a proteção das coleções museais ibero-americanas, além de ser um compromisso, é uma prioridade.

Por este motivo, tivemos a satisfação de colaborar com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM na atualização e tradução do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, ferramenta estratégica para a preservação e salvaguarda do patrimônio que os museus brasileiros preservam. Esta publicação servirá de apoio e oferecerá resultados positivos para qualquer museu ibero-americano, independentemente do seu tamanho, disciplina ou localização.