Atualizado em 19 de September de 2018

Palavras-chave
Bolsas

Última semana de inscrições para as Bolsas Ibermuseus de Capacitação: conheça a experiência de profissionais de museus em outro país ibero-americano

Ibermuseos_Banner_Bolsas

A convocatória das Bolsas Ibermuseus de Capacitação segue aberta até o dia 25 de setembro. Em sua terceira edição, este projeto busca fortalecer as competências e conhecimentos dos trabalhadores de museus na Ibero-América por meio de capacitação teórica e prática. Aqui você encontra o regulamento completo. As inscrições são feitas pela plataforma Convocatórias Ibermuseus.

Em suas duas primeiras edições, as Bolsas Ibermuseus de Capacitação beneficiaram 34 profissionais de nove países ibero-americanos, interconectando 48 instituições. Alguns desses trabalhadores deram seu depoimento ao Programa Ibermuseus, e nos contam como foi sua experiência em outro país da região e como essa capacitação ou residência profissional os ajudou a melhorar o trabalho em sua própria instituição.

Apresentamos a terceira parte dessas importantes experiências:

Rayane Rosário, Museóloga do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte/Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, Brasil

Rayane Rosário fez residência profissional no Museu de Arte Sacra da Sé de Évora, de 9 a 21 de abril de 2018, quando pode desenvolver habilidades e conhecimentos profissionais na área de gestão de coleções; valorização e registro de coleções, conservação preventiva de acervos sacros.

“Pensar sobre as pesquisas e o desenvolvimento europeu nas áreas de museologia e patrimônio me levou a acreditar no potencial desse projeto. Conhecer a realidade de um museu com tamanhas similaridades ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra me trouxe novos conhecimentos. A experiência em acompanhar, na prática, o funcionamento diário e a gestão dos acervos sacros, contribuiu imensamente para minha formação profissional.”

“Através do Ibermuseus, pude aprender muitas coisas em relação ao cotidiano de uma instituição museológica ligada à Igreja Católica e entender melhor sobre o funcionamento de um museu dentro de uma Catedral com todos os âmbitos religiosos ativos.”

“Difundir o conhecimento adquirido em minha instituição foi fundamental e realmente gratificante. Acredito que esta seja uma das melhores formas de incentivo profissional na nossa área de atuação e recomendo essa experiência a todos os profissionais.”

Lídia Meirelles, Coordenadora do Museu do Índio/Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Lídia Meirelles fez uma residência profissional no Museo de America, Madri, de 7 a 20 de maio de 2018, com o objetivo de ampliar as possibilidades de diálogo técnico e profissional entre instituições.

“A residência foi desenvolvida considerando dois aspectos. O primeiro contemplou nossa contribuição na identificação de artefatos plumários amazônicos daquela instituição. O segundo propiciou a observação e acompanhamento das atividades de conservação preventiva desenvolvidas em sua Reserva Técnica.”

“De volta ao Brasil, propus como atividade de multiplicação um curso dirigido a alunos de cursos afins da Universidade Federal de Uberlândia e aos profissionais de museus do município e de região. O tema do curso foi “Elementos de Conservação Preventiva de Coleções Museológicas”. Busquei contribuir na atualização de conceitos, práticas e informações sobre os processos utilizados pelo Museo de America e também oferecer subsídios para uma compreensão da importância da conservação de coleções museológicas.”

“Essa experiência profissional me deu a oportunidade de ter contato com boas práticas na área da conservação, o que possibilitará a adoção de alguns procedimentos similares na nossa instituição. Foi uma experiência enriquecedora, considerando o estímulo proporcionado e a perspectiva de adoção de mecanismos possíveis no âmbito da conservação preventiva em museus de caráter etnográfico.”

Darío Alejandro Aguilera Manzano, Diretor do Museu de La Ligua, Chile

Darío Aguilera foi ao 5° Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio, de 14 a 16 de junho de 2018, no Museu Marítimo de Barcelona.

“Pude me reunir com profissionais de museus estatais e privados de Madri e Valladolid, que lideraram processos de inclusão em âmbitos educativos e sociais desde o museu, com o fim de conhecer informação em primeira mão que me serviu para a preparação de um plano de trabalho que procura avançar em inclusão e interculturalidade no Museu de La Ligua, em todas suas dimensões, em especial nas áreas de comunidade e educação.”

“No Chile, iniciei o processo de criação para desenhar esse plano, que nos permita implementar entorno inclusivo e intercultural à exposição permanente do museu, o que esperamos que se materialize no primeiro trimestre de 2019, e que inclui a participação da comunidade, especialmente de grupos relacionadas com deficientes e povos indígenas do nosso território.”

“Que muitos profissionais se animem a postular às Bolsas Ibermuseus de Capacitação, com um projeto que seja de utilidade não apenas para a instituição que representam, mas também para a comunidade à qual orientam seu trabalho. Faltam projetos inovadores que deem atenção a temáticas invisíveis para a museologia tradicional.”

Karina Muniz Viana, Coordenadora do Núcleo de Museologia da Fábrica de Arte Marcos Amaro/Museu da Escultura Latino Americana, Brasil

Karina Muniz Viana participou do IV Congresso Internacional sobre Património Industrial – Cidades e Património Industrial, realizado em Aveiro, Portugal, de 28 a 30 de junho de 2018.

“Respondo por todo acervo museológico da Fundação Marcos Amaro (FMA) que ocupa o setor histórico de uma região onde por muitos anos funcionou Fábrica São Pedro, dedicada à indústria têxtil, com relevância histórica, econômica e cultural no panorama brasileiro. Para além do tratamento técnico, era necessário um maior entendimento e envolvimento relativos ao patrimônio industrial e seus novos desdobramentos frente à contemporaneidade.”

“Dessa forma, o IV Congresso Internacional sobre Património Industrial foi perfeito para minha atual situação. Passar quatro dias imersa em um ambiente onde todos os assuntos e discussões culminavam no mesmo ponto, o patrimônio industrial internacional, muito colaborou para meu desenvolvimento profissional e me levou a um maior engajamento e entendimento acerca do tema.”

“Questões que eu levaria meses para compreender, pude diagnosticar no rápido, porém intenso convívio com profissionais de diferentes países, culturas e etnias. Essa experiência reforça o quanto é importante o intercambio internacional para um melhor olhar sobre as diferentes realidades institucionais, bem como a garantia do aprimoramento técnico e humano.”

Victor Pinheiro Louvisi, museólogo do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, Brasil

Victor Louvisi fez uma residência profissional no Centro de Fotografia de Montevidéu, Uruguai, de 18 de fevereiro a 4 de março de 2018.

“Tive a oportunidade de aprender mais sobre organização e conservação de acervos fotográficos, trocar experiências com outros profissionais da área e conhecer outras instituições culturais, como também suas práticas de trabalho.”

“Eu transferi minha experiência através de reuniões de equipe e no trabalho rotineiro com acervos fotográficos. Também realizei uma palestra para os membros da Rede Memória das Instituições de Minas Gerais, que é formada por museus e centros de memória.”

“Para participar das Bolsas Ibermuseus de Capacitação, eu recomendo consultar profissionais de sua área de atuação que possam lhe indicar instituições de referência para intercâmbio. O importante é escolher uma instituição que de fato vá trazer experiências novas e enriquecer o seu conhecimento, assim como trazer algum benefício para a instituição que você trabalha.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsistas do Ibermuseus nos contam como foi sua experiência em outro país ibero-americano – Parte 1

Bolsistas do Ibermuseus nos contam como foi sua experiência em outro país ibero-americano – Parte 2

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.