Atualizado em 23 de July de 2018

Méxicomexico-aspect-ratio-276x276

Reunião Extraordinária do Conselho Intergovernamental do Ibermuseus promove reflexão sobre o Programa

Reuniao 986

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho, é realizada a Reunião Extraordinária do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, no Museu Tamayo, na Cidade do México. Sua extensa agenda está planejada para que se faça uma reflexão sobre as realizações do Programa ao longo dos últimos 10 anos, desde sua formação em 2007 por meio da Declaração da Cidade de Salvador, e também sobre como o Programa pode evoluir para proporcionar ainda mais benefícios para o setor museal ibero-americano na próxima década.

Participam da reunião os representantes de nove países que formam parte do Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Portugal e Uruguai, além da Unidade Técnica do Programa e de representantes da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) e da Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

A programação também contempla alguns dos profissionais mais capacitados na área dos museus na Ibero-América para discutir caminhos para o Programa em temas como políticas públicas, cooperação internacional e formação de líderes em cultura e museus. Entre eles, José Enrique Ortiz Lanz, coordenador nacional de Museus e Exposições do Instituto Nacional de Antropologia do México; William Gamboa, diretor da Área de Museologia da Universidade Externado da Colômbia; Graciela Torres, secretária da Fundação Instituto Liderazgo en Museos (México), e Francisco Moreno, membro do Grupo de Reflexão de Economia e Cultura da Universidade Autónoma Metropolitana (México).

Será uma semana de importante reflexão e intenso debate, na qual serão avaliadas as linhas de ação do Programa – Observatório Ibero-americano de Museus, Sustentabilidade das Instituições e Processos Museais, Formação e Capacitação, e Patrimônio Museológico em Situação de Risco – e analisados os resultados de seus projetos. Um processo que levará Ibermuseus a estar mais forte e capacitado para estar cada vez mais próximo aos 9.000 museus da região e aos profissionais dos 22 países que compõem a Ibero-América.

Recepção das autoridades mexicanas

Antes do início da reunião, deram a bem-vinda aos presentes a Dra. Lídia Camacho, diretora geral do Instituto Nacional de Belas Artes do México; Noel González Segura, diretor geral de Planejamento e Políticas de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento; e Magdalena Zavala, presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus. Em seguida, Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano da Secretaria Geral Ibero-americana, apresentou o Plano Ibero-americano para reconhecer, proteger e salvaguardar o patrimônio cultural.

Fotos: Gustavo Marcondes/Programa Ibermuseos

Magdalena Zavala, presidente do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus, e Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano da Secretaria Geral Ibero-americana

Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus