Atualizado em 25 de April de 2018

Eventos, Notícias

Proteção do Patrimônio Museológico

No terceiro dia do #MuseumWeek 2018, celebramos o patrimônio em todas as suas formas. O Programa Ibermuseus busca promover a proteção e a valorização do patrimônio museológico da região ibero-americana. Um dos mecanismos para isso é por meio da área dedicada à proteção do patrimônio museológico em situação de risco. Sua principal ação é o Fundo de Emergência do Programa de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

O Programa também investe em publicações para entregar ao setor novas ferramentas, documentos e investigações relacionadas à preservação, conservação e gestão do patrimônio cultural. Em janeiro, Ibermuseus e o ICCROM publicaram a tradução ao espanhol e ao português do Guia de Gestão de Riscos para o Patrimônio Museológico, editado originalmente em inglês e árabe pelo ICCROM e o Instituto Canadense de Conservação.

No último ano, colaboração entre Ibermuseus e o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram permitiu atualização e tradução do Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro e da Cartilha de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, ferramentas estratégicas para a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural que resguardam os museus brasileiros.

#MuseumWeek #heritageMW