Atualizado em 11 de April de 2018

Uruguaiuruguai-1-aspect-ratio-276x276

Ação

Projetos apoiados por Ibermuseus continuam sua viagem por cidades do Uruguai

Letras Planetarias e #CajasDeMúsica são projetos desenvolvidos no marco do Sistema Nacional de Museus do Uruguai e da Rede Museus e Educação. Com o apoio do Programa Ibermuseus por meio da convocatória de Fundos Concursáveis, começaram a itinerar por distintas localidades do país no fim de 2014, e seguem em exposição neste ano.

Depois de sua passagem pela cidade de Paysandú, Letras Planetarias, a proposta interativa que aborda vida e obra de quatro referências da literatura da América do Sul – os uruguaios Juana de Ibarbourou, Juan José Morosoli e Horacio Quiroga e o chileno Pablo Neruda –, chegou a Fray Bentos e poderá ser visitada até o dia 27 de abril na Casa de las Artes. A entrada é gratuita.

Letras Planetarias é uma proposta itinerante que nos introduz a vida e obras desses autores, que têm museus em suas homenagens no país. São apresentados temas que motivaram sua escrita: o amor, a natureza, a História e as histórias, assim como os objetos da vida cotidiana. A proposta tem conteúdos totalmente digitalizados e é percorrida pelos visitantes com o uso de dispositivos móveis (tablets).

Conheça as instituições participantes do projeto: http://museos.uy/index.php/noticias/item/1582-juana-de-ibarbourou-morosoli-quiroga-y-neruda-continuan-su-viaje-por-las-costas-del-rio-uruguay

#CajasDeMúsica também é uma proposta itinerante baseada no uso de novas tecnologias. A exposição aborda a música como disciplina de estudo acadêmico e como uma das artes mais disseminadas pelo planeta e pela história. Até 27 de abril pode ser visitada no Centro Cultural Casa Donato de Young, com entrada livre.

A exposição apresenta um percurso audiovisual que descreve quatro estilos musicais exemplificados nas figuras de Carlos Gardel (tango),  Eduardo Mateo (candombe-beat),  Eduardo Fabini (nacionalismo musical) e Alfredo Zitarrosa (milonga).

A proposta foi pensada para todas as idades, mas em função dos conteúdos digitais que facilitam a interação com o público, é especialmente adequada para jovens entre 11 e 18 anos.

Conheça as instituições participantes do projeto: http://museos.uy/index.php/noticias/item/1583-la-musica-como-arte-y-como-disciplina-academica-cajasdemusica-en-young

Fotos: Dirección Nacional de Cultura de Uruguay