Atualizado em 07 de April de 2017

Espanhaespanha-aspect-ratio-276x276

O Museu do Prado recebe os tesouros da Hispanic Society

Mapa-INTERNO

De 04 de abril a 10 de setembro, o Museu do Prado oferece ao público a oportunidade de desfrutar de mais de 200 obras da Hispanic Society, instituição com sede em Nova York que tem a maior coleção de arte espanhola fora do país europeu. A exposição, tornada possível graças à reforma da sede da instituição, inclui obras tão relevantes como a Duquesa de Alba de Goya e Gaspar de Guzmán, Conde-Duque de Olivares, de Velázquez. Francisco de Goya y Lucientes, La Duquesa de Alba, 1797 Hispanic Society of America

«Tesouros da Hispanic Society of America» ​​inclui pinturas, desenhos e esculturas, peças arqueológicas e artes decorativas, bem como têxteis, mobiliário, manuscritos e documentos da biblioteca. A exposição é montada em ordem cronológica e temática com as peças mais representativas das vastas coleções da instituição centenária.

A Hispanic Society abriu as portas em Nova York em 1904, pelo esforço pessoal de Archer Milton Huntington (1870-1955), um colecionador e estudioso que queria criar uma instituição para promover a valorização da cultura espanhola através de uma biblioteca e de uma coleção de arte escolhidos de forma erudita e sistemática.

Huntington, filho de uma das maiores fortunas dos Estados Unidos, cultivou desde a adolescência um grande interesse pelo mundo hispânico. A educação recebida e as experiências adquiridas durante as muitas viagens à Europa despertaram seu interesse em colecionar arte. Hoje, a instituição tem mais de 18.000 peças que representam do Paleolítico até o século XX, e uma biblioteca com mais de 250.000 manuscritos e 35.000 livros raros.

Muitos dos trabalhos apresentados no Museo do Prado nunca tinham sido expostos publicamente até agora, como os relicários de Santa Marta e Santa Maria Madalena, de Juan de Juni, ou grupo de madeira policromada, vidro e metal intitulado Postrimerías del Hombre, atribuído ao equatoriano Manuel Chili, Caspicara.

Nina-INTERNO

A seleção de pinturas inclui obras como Retrato de una niña, Camillo Astalli y Gaspar de Guzmán, Conde-Duque de Olivares de Velázquez, La Piedad de El Greco, El hijo pródigo de Murillo, Santa Emerenciana de Zurbarán ou a emblemática Duquesa de Alba de Goya, restaurada especificamente para a exposição no Museu do Prado. Outras obras são representantes do modernismo e do pós-impressionismo espanhol de Zuloaga, Sorolla ou Santiago Rusiñol.

A seleção de esculturas inclui, entre outros, a Efigie de Mencía Enríquez de Toledo da oficina de Gil de Siloé, a terracota Luisa Roldán,e o Matrimonio místico de Santa Catalina, ou San Martín, uma escultura policromada de meados do século XV.

A exposição também mostra uma importante seleção de peças arqueológicas e uma seleção significativa de artes decorativas. A impressionante coleção da biblioteca da Hispanic Society exibirá manuscritos e cartas originais como as instruções do imperador Carlos V a seu filho Felipe, a carta a Filipe II de Elizabeth I, rainha Inglaterra, ou carta manuscrita assinada «Diego de Silva Velazquez» para Damian Gotiens.

«Tesouros da Hispanic Society of America» ​​presta homenagem a Huntington e à obra da Hispanic Society na divulgação e estudo da cultura espanhola nos Estados Unidos.

Imagens:

Juan Vespucci
Mapamundi, Sevilla, España, h. 1526
Hispanic Society of America
Tinta y color sobre cuatro hojas de pergamino,

Francisco de Goya y Lucientes
La Duquesa de Alba, 1797