Atualizado em 18 de July de 2017

Palavras-chave
Notícias, RMI
País

Méxicomexico-aspect-ratio-276x276

Magdalena Zavala destaca à agencia de notícias Notimex o RMI e as ações do Programa Ibermuseus

A presidente do Ibermuseus detalhou a presença do México no Registro Ibero-americano de Museus e explicou como funciona o Fundo de Emergência para o Patrimônio Museológico e o Prêmio de Educação e Museus

México participa com 1.249 museus no Registro de Museus Ibero-americanos – RMI, uma plataforma digital que concentra informação estatística de mais de seis mil museus de 13 países da região, destacou Magdalena Zavala, coordenadora de Artes Visuais do Instituto Nacional de Belas Artes, e presidente do Programa Ibermuseus.

Em entrevista à Notimex, explicou que se trata de um recurso de consulta especializada que inclui fichas com informação sistematizada, comparável e chancelada por cada nação participante. “Buscamos resgatar a memória e o patrimônio por meio do Observatório Ibero-americano de Museus, um laboratório de análise sobre políticas públicas de todos os países com respeito aos museus”.

Zavala explicou que foram “quatro anos trabalhando no RMI, ferramenta que permite vários níveis de análise a respeito da região, como ano de construção e evolução de cada instituição”.

Acrescentou que outro benefício é conhecer quantos edifícios são construídos com fins específicos para serem museus. No México, por exemplo, grande parte são espaços históricos ou prédios que são adaptados.

Fundo de Emergência para o Patrimônio Museológico em Situação de Risco

Magdalena Zavala também falou sobre o Fundo de Emergência para o Patrimônio Museológico em Situação de Risco do Programa Ibermuseus, que se aplica quando existem desastres naturais em algum dos países que integram a região.

“Um museus pode acessar a esse fundo por meio de seus ministérios ou secretarias de cultura, seja um museu público ou privado, porque é destinado ao patrimônio cultural imóvel que resguardam os museus em caso de desastres naturais como inundações, terremotos ou ameaças humanas como incêndios, conflitos bélicos e outras situações calamitosas”, detalhou.

A presidente do Programa Ibermuseus indicou que para acessar aos recursos “abre-se uma convocatória anual para ser feito o requerimento, os riscos são avaliados posteriormente ao desastre, e o pedido não tem que ser feito de maneira imediata, para saber se no âmbito desse desastre e uma vez passada a emergência pode-se acessar a até US$ 30 mil de acordo com o projeto”.

Ela detalhou que uma vez requerido o fundo, a solicitação é avaliada internamente pelo Programa Ibermuseus, e explicou que para sua aprovação deve estar acompanhada por um programa comprovável de trabalho para restauração ou conservação.

Para isso, o projeto deve estar chancelado por especialistas em patrimônio, que determinam o montante e a forma de entrega do apoio. “A intenção é que qualquer país que sofra algum desastre tenha a capacidade de solicitá-lo. Se for por motivo natural, tem que ser solicitado pelo governo de cada país, já que deve o pedido deve estar acompanhado de uma declaração de desastre”, especificou Zavala.

Esse fundo foi após a crise de gripe H1N1, quando o Chile sofreu um forte abalo sísmico, ao mesmo tempo que a Espanha.

Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus

Finalmente, Magdalena Zavala falou sobre o Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, promovido pelo Programa Ibermuseus. Atualmente, são avaliadas 148 propostas recebidas de 18 países. México inscreveu um total de nove projetos.

Os resultados serão conhecidos em novembro no colóquio internacional “A museologia na Ibero-América a partir da Declaração de Salvador. 10 anos de cooperação entre museus”, em Brasília, Brasil. Além de receber apoio econômico, os vencedores farão parte do Banco de Boas práticas em Ação Educativa, uma referência de consulta em todo mundo.

A presidente do Ibermuseus detalhou que no programa “participam 12 países, mas no entanto o prêmio convoca a todos os 22 países ibero-americano como um exercício de aproximação e colaboração”.

Fonte: Notimex

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Registro de Museus Ibero-americanos – RMI, os museus da Ibero-América em um mesmo lugar

8º Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus recebe 148 projetos

Fundo de Emergência 2017 aberto a solicitações

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.