Atualizado em 16 de January de 2017

Palavras-chave
Notícias
País

Brasilbrasil-1-aspect-ratio-276x276

Ação

Patrimônio

IBRAM abre espaço de reflexão sobre a Recomendação UNESCO

O Instituto Brasileiro de Museus, através de seu site, disponibiliza ao público um espaço dedicado a publicar artigos e textos de seus profissionais, bem como de acadêmicos e especialistas em museus. Com o nome Diálogos em pauta, esta iniciativa reunirá, nesta primeira etapa, reflexões sobre a Recomendação da UNESCO Relativa à proteção e promoção dos museus e Coleções.

O documento, aprovado em 2015, representa o primeiro instrumento normativo internacional não vinculante, que reconhece a necessidade de proteger e promover os museus e suas coleções, considerados como importantes agentes de desenvolvimento sustentável. Seu objetivo principal é o fortalecimento das práticas existentes para manter a integridade das coleções e orientar as funções dos museus para adaptar seus objetivos com a finalidade de participar da solução dos desafios contemporâneos mais urgentes.

O IBRAM convida a todos os interessados a participar com comentários, críticas e sugestões sobre este, que será o tema do 7º Fórum Nacional de Museus, que ocorrerá em junho, em Porto Alegre.

Para inaugurar este novo espaço, o Instituto compartilha um artigo de seu presidente, Marcelo Mattos Araujo, titulado O novo papel dos museus, que foi publicado na Folha de São Paulo, dia 23 de novembro de 2016, e que também dividimos com vocês, através desde link.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.