Atualizado em 12 de September de 2017

Palavras-chave
Notícias, Situação de Risco
País

Méxicomexico-aspect-ratio-276x276

Ação

Patrimônio

Ibermuseus presta solidariedade aos países afetados pelos recentes desastres naturais

Atualização em 20/9

Lamentamos o ocorrido no México na tarde do dia 19 de setembro, quando um terremoto de magnitude 7.1 voltou a afetar as zonas de Puebla e Cidade do México. O Programa Ibermuseus presta solidariedade ao país, aos familiares das vítimas e coloca à disposição uma vez mais o Fundo de Emergência para as instituições culturais abaladas pelo sismo. Desejamos que os mexicanos tenham força para se unirem em torno da assistência às populações mais afetadas e consigam uma rápida recuperação das atividades do país.

 

O Programa Ibermuseus presta solidariedade aos países afetados pelos desastres naturais dos últimos dias: o terremoto da noite da última quinta-feira, 7 de setembro, que afetou drasticamente o sul do México, principalmente os estados de Chiapas e Oaxaca, e o país vizinho, Guatemala; e o furacão Irma, que atingiu na noite de sexta, 8 de setembro, a zona de Camagüey de Cuba e provocou severos danos na ilha.

Ibermuseus se soma às iniciativas de apoio à recuperação das zonas afetadas e coloca à disposição o Fundo de Emergência para Patrimônio Museológico em Situação de Risco.

O Fundo de Emergência se destina a apoiar ações de assistência, socorro e proteção ao patrimônio museológico de regiões afetadas por situações calamitosas, como é o caso do terremoto da última quinta-feira.

As instituições afetadas poderão solicitar auxílio para cooperação técnica, que inclui aquisição de passagens para visitas de especialistas ou cessão de horas técnicas de funcionários das administrações públicas ibero-americanas; para a contratação de consultorias especializadas na realização de estudos preliminares e elaboração de relatórios de situação; ou para a realização de intervenções pontuais, tais como projetos de reorganização, conservação ou restauração de acervos afetados.

Para conseguir o Fundo, as instituições deverão apresentar a solicitação por meio da plataforma Convocatórias Ibermuseus. O regulamento completo com todos os passos a seguir também se encontram disponíveis na plataforma.

Você está utilizando um navegador desatualizado. Por favor atualize seu navegador para visualizar corretamente este site.