Atualizado em 03 de November de 2015

Ibermuseus participa do 23º Encontro da Nemo

nemobannerinterno

O Programa Ibermuseus estará presente na 23ª Conferência Anual da Rede de Organizações dos Museus Europeus (Nemo, em inglês), a ser realizada de 5 a 7 de novembro deste ano, em Pielsen, República Checa.

Em congruência com o tema do evento “Revisitando o Valor Educacional dos Museus”, a representante portuguesa do Programa, Sra. Clara Camacho, apresentará o Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, atualmente em sua VI edição, e abordará dados de participação dos países ibero-americanos, informações e imagens de experiências exitosas da iniciativa que já premiou 24 projetos em toda a região.

O Ibermuseus também estará presente em uma mesa redonda com outras redes de museus, como AAM ASEMUS, ICOM, na qual serão discutidas as possibilidades de colaboração conjunta e questões que possam contribuir para o desenvolvimento das instituições museológicas de diferentes partes do mundo.

O Prêmio

A ação – única na região – consiste na premiação de projetos que visem potencializar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio museológico na Ibero-América, por meio de duas categorias: Categoria I – Financiamento a projetos realizados ou em andamento; e Categoria II – Financiamento a projetos em fase de elaboração ou planejamento. Na edição deste ano, serão premiados mais oito projetos com um total de US$ 75 mil.

A Conferência Nemo

O encontro oferece uma visão internacional sobre o estado da arte e do empenho dos museus no campo educacional, abordando novas experiências para a formação e a atração de um público cada vez maior. Os participantes terão a oportunidade de conhecer projetos e profissionais europeus de referência, além de iniciativas de outras partes do mundo que possam servir de inspiração e modelo para as práticas atuais.