Atualizado em 04 de July de 2016

INSTITUCIONAL, Notícias

Ibermuseus participa da 24ª Conferência Geral do ICOM

ICOM2016_Feat

Nesta semana, de 3 a 9 de julho, a Unidade Técnica do Programa Ibermuseus participa da 24ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em Milão, Itália. O evento reúne mais de quatro mil participantes de mais de 130 países para discutir o tema Museus e Paisagens Culturais.

Será uma semana de debates e eventos, acerca do tema, que além de seus aspectos centrais, é um ponto de partida para destacar as novas responsabilidades dos museus para com patrimônio que os cerca. O objetivo é que, durante a Conferência, seja aprovada uma declaração sobre museus e paisagens culturais, para que sejam definidos novos objetivos e programas estratégicos para os museus contemporâneos.

Além da Unidade Técnica, o Programa é representado por membros do Conselho Intergovernamental. Ibermuseus estará presente no Encontro das Organizações Internacionais de Museus,  junto a diferentes organismos  internacionais, tais como: Africom; Aliança Americana de Museus (AAM); Rede de Museus Ásia-Europa; Associação de Museus Canadenses; Academia Europeia de Museus; Forum Europeu de Museus; ICOM Europa; ICOM Austrália e a Rede de Organizações dos Museus Europeus (Nemo).

ICOM – O Conselho Internacional de Museus, criado em 1946, é uma organização mundial de museus e profissionais de museus. O ICOM tem o compromisso de promover e proteger o patrimônio natural e cultural, presente e futuro, tangível e intangível. Com 35 mil membros em quase 140 países, a rede ICOM é composta por profissionais de uma ampla gama de disciplinas relacionadas ao patrimônio e a museus. O Conselho promove padrões de excelência no campo dos Museus, especialmente por meio do seu Código de Ética para Museus. Outras atividades do ICOM incluem a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais e a promoção da gestão de riscos e emergências para a proteção do patrimônio cultural em caso de catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

A cada três anos, a Conferência Geral do ICOM reúne comunidade museológica internacional para debater sobre um tema definido por profissionais da área.

Mais informações: http://network.icom.museum/icom-milan-2016/L/1/