Atualizado em 16 de May de 2016

Notícias, Situação de Risco
Ação

Patrimônio

Ibermuseus apoia recuperação de bens musealizados no Brasil e no Equador

RV_feat

O Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus realizou ontem (10/5), sua primeira reunião sob a presidência do México, assumida em janeiro deste ano por Magdalena Zavala Bonachea, coordenadora Nacional de Artes Visuais do Instituto Nacional de Belas Artes (INBA).

Dentre os temas em pauta, a presidente e os representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai, além da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Unidade Técnica, aprovaram as solicitações de apoio à recuperação dos bens musealizados afetados pelo terremoto no Equador (o Museu de Esmeraldas e três museus na região de Manabí), e pela tempestade ocorrida no Brasil, que afetou o Museu de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul).

“Com o voto de todos os membros, o Programa Ibermuseus, então, decide por direcionar US$ 5 mil para o Brasil e US$ 25 mil ao Equador para ajuda a recuperação dos museus afetados pelas tragédias ocorridas em abril deste ano”, confirma Magdalena Zavala.

O auxílio será concedido por meio do Fundo de Apoio ao Patrimônio Museológico em Situação de Risco, destinado a apoiar ações de assistência, socorro e proteção ao patrimônio museológico de regiões afetadas por inundações, terremotos, incêndios, conflitos bélicos, ameaças humanas e outras situações calamitosas que representem risco.

Durante o encontro virtual, os membros aprovaram ainda, a realização do Encontro Ibero-Americano de Museus na Costa Rica, em novembro de 2016 e celebraram a adesão da Bolívia e da Nicarágua ao Comitê Intergovernamental do Programa (anunciado pela Secretaria Geral Ibero-Americana), que passará a contar com 14 países membros.

Outras iniciativas em prol do fortalecimento dos museus da região; o Registro de Museus ibero-americanos; o 7º Prêmio de Educação e Museus; o Curso de Gestão de Coleções Museais: manejo e procedimentos básicos em matéria de conservação, digitalização e segurança, em colaboração com o Mercosul Cultural e a Unasul, a ser realizado de 23 a 27 de maio, em Montevidéu (Uruguai) e a aprovação dos relatórios de gestão e financeiro de 2015, apresentado pela Unidade Técnica e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, também fizeram parte dos assuntos em debate.

A próxima reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus, desta vez presencial, será realizada em novembro deste ano, em San José, Costa Rica.