Atualizado em 17 de April de 2018

Equadorequador-aspect-ratio-276x276

Equador apresenta dois manuais para o setor museológico

Nas últimas semanas, o Equador apresentou dois importantes documentos para o setor museológico do país e de toda Ibero-América. No dia 29 de março, foi apresentado o Manual para a Repatriação de Bens Culturais Patrimoniais. O documento incorpora procedimentos, normativas e recomendações relacionadas com as técnicas de preservação, embalagem, transporte e repatriação de bens culturais retirados de maneira ilegal do país.

Na semana passada, o Ministério de Cultura e Patrimônio e o escritório da UNESCO em Quito apresentaram o Manual de Procedimentos de Contingência em Arquivos Históricos para Desastres Naturais. O documento técnico será fonte de consulta para profissionais, estudantes e trabalhadores relacionados à gestão documental histórica e aborda um diagnóstico dos arquivos históricos afetados pelo terremoto de 16 de abril de 2016. O manual também apresenta procedimentos de prevenção e contingência para desastres naturais: erupções vulcânicas, terremotos e inundações, entre outros.

O Manual para a Repatriação de Bens Culturais Patrimoniais foi apresentado pela Comissão Nacional de Luta Contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais. Sua finalidade é a criação de políticas públicas para a proteção e a salvaguarda dos bens culturais.

Durante a apresentação do documento, realizada durante o ato de entrega à República do Peru de 16 peças arqueológicas, a Chanceler do Equador, María Fernanda Espinosa, afirmou que a preservação do patrimônio cultural é fundamental para a recuperação da memória. “Com orgulho podemos dizer que a organização e a gestão da Comissão são um exemplo, a tal ponto que outros países – como Uruguai – já estão replicando este modelo de gestão pública”.

O Manual de Procedimentos de Contingência em Arquivos Históricos para Desastres Naturais foi financiado com recursos do Fundo de Emergência para o Patrimônio da UNESCO e a intenção é converter o manual em fonte de informação relevante nos esforços preventivos e de conservação patrimonial.

Em 16 de abril de 2016, a Região Litoral norte do Equador sofreu os efeitos devastadores do terremoto, que além de fazer vítimas humanas, provocou sérios danos em bens culturais e em infraestrutura, especialmente nas províncias de Esmeraldas e Manabí.

Após o terremoto, o Ministério de Cultura e Patrimônio e o Escritório da UNESCO em Quito formaram missões técnicas para a avaliação do grau de destruição do patrimônio cultural e dos repositórios da memória social nas zonas afetadas. Os relatórios dessas comissões evidenciaram deficiências na gestão de riscos relacionados com a salvaguarda da memória histórica documental em circunstâncias de emergência.

Nesse contexto foi desenvolvido o manual para fortalecer as ações nacionais e locais para a conservação e salvaguarda da documentação histórica nacional nessas situações.

Acesse o Manual para a Repatriação de Bens Culturais Patrimoniais

Acesse o Manual de Procedimentos de Contingência em Arquivos Históricos para Desastres Naturais

Fonte: Ministério de Cultura e Patrimônio de Equador